Para que serve e como usar a Castanha da Índia – Comando VP
Início » Colunistas » Para que serve e como usar a Castanha da Índia

Para que serve e como usar a Castanha da Índia

Ela é comercializada em cápsulas, que podem ser compradas em farmácias e lojas de produtos naturais, e deve ser tomada conforme orientação médica.
O seu nome científico é Aesculus hippocastanum e pode ser comprada em qualquer farmácia em forma de cápsulas, pó, folhas, cremes ou sabonetes. Além disso, em alguns supermercados e feiras livres também é possível comprar as suas folhas para preparar chás e infusões.
castanha da índia serve para má circulação, varizes, cólicas menstruais, inchaço por má circulação, flebites, hemorroida, dermatite, eczema, inflamações gerais na pele, pernas pesadas e dor nas pernas. Essas indicações existem porque a castanha da índia possui ação adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetora.

 

QUANDO NÃO CONSUMIR

Os efeitos colaterais da castanha da índia podem incluir dor de estômago, sensação de estômago cheio e vermelhidão na pele. Não deve ser usada durante a gravidez, amamentação, por crianças, e dur castanha da índia serve para má circulação, varizes, cólicas menstruais, inchaço por má circulação, flebites, hemorroida, dermatite, eczema, inflamações gerais na pele, pernas pesadas e dor nas pernas. Essas indicações existem porque a castanha da índia possui ação adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetora.

A castanha da índia, também conhecida como castanheiro-da-índia, é uma oleoginosa muito utilizada no tratamento de insuficiência venosa e varizes, mas ela também pode ser usada para facilitar o tratamento de hemorroidas, por exemplo.

O seu nome científico é Aesculus hippocastanum e pode ser comprada em qualquer farmácia em forma de cápsulas, pó, folhas, cremes ou sabonetes. Além disso, em alguns supermercados e feiras livres também é possível comprar as suas folhas para preparar chás e infusões.

Castanha da Índia é uma oleoginosa muito utilizada no tratamento de insuficiência venosa e varizes
A castanha da índia serve para má circulação, varizes, cólicas menstruais, inchaço por má circulação, flebites, hemorroida, dermatite, eczema, inflamações gerais na pele, pernas pesadas e dor nas pernas. Essas indicações existem porque a castanha da índia possui ação adstringente, anti-hemorroidal, anti-inflamatória, estimulante, hemostática, redutora da permeabilidade capilar, tônica, vasoconstritora, vasoprotetora.
O consumo excessivo da castanha da índia pode provocar coceira, fraqueza, diminuição da coordenação, dilatação da pupila, vômito, depressão do sistema nervoso central e paralisia, por exemplo.

A castanha da Índia também é muito usada por mulheres em fase de menstruação, pois melhora as cólicas menstruais, dor nas pernas e também combate a TPM

1. Chá para problemas de pele e artrite

O chá feito com as folhas da castanha da índia é uma excelente forma de aliviar hemorroidas, problemas na pele, como dermatites ou eczemas, assim como inflamações nas articulações como artrite ou artrose.

Ingredientes

30 g de folhas de castanha da Índia
1 litro de água fervente

Modo de preparo

Junte as folhas de castanha à água fervente e deixe repousar por aproximadamente 20 minutos. Depois, coe e beba 2 a 3 xícaras do chá por dia, para tratar hemorroidas. Para problemas de pele e artrite, a mistura pode ser colocada em compressas limpas e aplicada sobre o local afetado durante 15 minutos, sem friccionar a pele.

2. Tintura para má circulação e varizes

A tintura feita com castanha da índia é uma ótima opção para o tratamento de problemas de má circulação nas pernas, varizes e sensação de pernas pesadas.

Ingredientes

5 colheres (de sopa) de pó de castanha da Índia
1 garrafa de álcool etílico a 70%

Modo de preparo

Coloque o pó de castanha da Índia na garrafa de álcool e feche-a, deixando descansar por 2 semanas numa janela à luz do sol. No final desse tempo, guarde a mistura numa garrafa de vidro escura e bem tapada ao abrigo do sol. Para beber, dilua 5 colheres de sopa da tintura em 1 litro de água filtrada e beba ao longo do dia.

A castanha da Índia é uma semente da árvore castanheiro-da-Índia, que na verdade é encontrada no sudeste da Europa na região dos Balcãs (o que incluí países como Albânia, Bósnia, Bulgária e Grécia, entre outros).

Ela é muito usada para problemas circulatórios e doenças ligadas a uma má circulação do sangue, no entanto, não deve ser consumida in natura, devido a alguns compostos tóxicos.

Castanha da Índia emagrece?
Não existem estudos sobre o potencial de emagrecimento da castanha da Índia. Ela tem propriedades importantes para o emagrecer comuns a outras oleaginosas, como o potencial de aumentar a saciedade, devido a sua quantidade de fibras e proteínas. Além disso, ela tem ação laxante, diurética e de melhorar o metabolismo, mas nas mesmas proporções que outras oleaginosas

Os benefícios da castanha da Índia para a circulação sanguínea, já comprovado em estudos, podem torna-la benéfica para emagrecer, mas não se sabe ainda ao certo como. Além disso, a variação de quilos perdidos por pessoas que a usaram faz com que se questione se outros hábitos adotados não são mais responsáveis pela perda de peso do que outros.

Castanha da Índia x Noz da Índia

Muitas pessoas confundem a castanha da Índia com a noz da Índia, até pelo nome semelhante. Mas elas são oleaginosas completamente diferentes em aparência e benefícios.

A noz da Índia é originária da árvore Nogueira-de-Iguape, original da Indonésia. Ela é uma sementinha pequena e branca, enquanto a castanha da Índia lembra uma mamona por fora, mas dentro contém uma castanha marrom.

Quanto aos benefícios, ambas têm fama de emagrecer e nenhuma tem essa propriedade comprovada. No entanto, a castanha da Índia tem estudos que comprovam sua eficácia em melhorar o sistema circulatório, enquanto a noz da Índia só tem suas propriedades laxativas embasadas cientificamente.

Benefícios da castanha da Índia
Até o momento, estudos científicos só têm demonstrado efeito no uso da castanha da Índia para problemas circulatórios, como a insuficiência venosa. Isso ocorre porque ela melhora o tônus das paredes dos vasos sanguíneos, o que favorece o retorno do sangue para o coração, principalmente nos membros inferiores, em que a gravidade dificulta a subida do sangue de volta ao peito, e também impede a fragilidade dos capilares, estruturas mais finas do que as veias e artérias. Isso ainda previne que acidentes vasculares aconteçam.

Benefícios em estudo
Celulite Como a castanha da Índia traz benefícios para a circulação, ela pode colaborar para a melhora da celulite, um problema causado também por problemas na microcirculação na pele. Portanto, pessoas que usam a castanha da Índia sentem esse efeito, mas ainda não há estudos específicos sobre sua ação na celulite.

Hemorroidas A castanha da Índia tem propriedades anti-inflamatórias comprovadas, e ao que tudo indica, isso ajudaria a tratar hemorroidas, mas esse uso da castanha ainda não foi comprovado. O ideal é conversar com um proctologista antes de usá-la, procurando outros tratamentos.

Hemorroidas A castanha da Índia tem propriedades anti-inflamatórias comprovadas, e ao que tudo indica, isso ajudaria a tratar hemorroidas, mas esse uso da castanha ainda não foi comprovado. O ideal é conversar com um proctologista antes de usá-la, procurando outros tratamentos.

Tratamento de lesões esportivas As propriedades anti-inflamatórias da castanha da Índia também estão sendo estudadas no tratamento de lesões esportivas, como contusões, tendinites, hematomas e distensões musculares.

Principais nutrientes da castanha da Índia

A castanha da Índia é rica em gorduras, principalmente as mono e poli-insaturadas, que são mais benéficas para a saúde, algo comum a outras oleaginosas. Essas gorduras são capazes de reduzir o colesterol LDL, que propicia um maior risco de entupimento das artérias, e aumentam o colesterol HDL, que tem um efeito contrário.

Além disso, a castanha da Índia é rica em fibras, o que colabora para manutenção da saciedade. Outros nutrientes importantes dessa oleaginosa é como cálcio, magnésio, manganês, fósforo e ferro. No entanto, não existe uma tabela nutricional oficial da castanha da Índia.

Como consumir a castanha da Índia
A castanha da Índia não deve ser consumida em natura, por possuir alguns compostos que podem ser tóxicos. Mesmo as flores, folhas e tronco não devem ser consumidos sem um processamento prévio, que retira a esculina, sua substância mais tóxica.

Contraindicações da castanha da Índia;
A castanha da Índia é contraindica nas seguintes situações:

Grávidas e lactantes: não se sabe se a castanha da Índia, mesmo que processada, é segura para o feto e o bebê
Pessoas com diabetes: a castanha da Índia pode reduzir a glicemia no sangue, por isso é preciso tomar cuidado quando se tem hipoglicemia
Pessoas com problemas renais: já que se suspeita que ela pode piorar esses quadros
Pessoas com problemas gastrointestinais: já que ela pode irritar o trato digestivo
Pessoas com problemas de fígado: existem reportes de problemas nesse órgão devido ao consumo de castanha da Índia
Pessoas que passaram por cirurgias: como ela mexe com a circulação e afina o sangue, pode causar sangramentos após cirurgias.
Além disso, é importante tomar cuidado ao oferecer esse alimento para crianças menores de 15 anos.

Quantidade recomendada
O ideal é consumir as seguintes quantidades de castanha da Índia:

Castanha da Índia em pó: 250 a 1000mg/dia junto as refeições
Extrato seco de castanha-da-índia: 100 a 400 mg/dia após as refeições.

Flávia Guerreiro Ruiz
CRF:45.105

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos