Para que serve e como usar Silício orgânico ? – Comando VP
Início » Colunistas » Para que serve e como usar Silício orgânico ?

Para que serve e como usar Silício orgânico ?

Para que serve e como usar

O silício é um mineral muito importante para o bom funcionamento do organismo, podendo ser obtido através da alimentação rica em frutas, legumes e cereais. Além disso, também pode ser obtido através da toma de suplementos de silício orgânico, em cápsulas ou em solução.

Esta substância contribui para a síntese de colágeno, elastina e ácido hialurônico, tendo por isso um papel fundamental no bom funcionamento dos ossos e das articulações e exercendo também uma ação regeneradora e reestruturante da pele. Além disso, o silício orgânico é considerado um agente anti-envelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos, contribuindo também para a renovação celular e para reforçar as células do sistema imunológico.

Os principais benefícios do silício orgânico incluem:

Rejuvenesce a pele e fortalece as unhas e o cabelo, já que tem uma ação antioxidante, estimula a síntese de colágeno e elastina, tonificando e restruturando a pele e atenuando as rugas;
Fortalece as articulações, melhorando a mobilidade e a flexibilidade, devido à estimulação da síntese de colágeno;
Melhora a saúde dos ossos, já que contribui para a calcificação e mineralização óssea;
Reforça a parede das artérias, tornando-as mais flexíveis devido à sua ação na síntese de elastina;
Fortalece o sistema imune.
Apesar de todos os benefícios do silício orgânico, este suplemento, como qualquer outro, só deve ser tomado com aconselhamento do médico ou de um profissional de saúde como o nutricionista.

Como usar:
O silício orgânico pode ser obtido da alimentação ou ingerido através da toma de suplementos alimentares.

Alguns exemplos de alimentos com silício na composição são a maçã, laranja, manga, banana, repolho cru, pepino, abóbora, frutos secos, cereais e peixes, por exemplo. Veja mais alimentos ricos em silício.

Os suplementos de silício orgânico estão disponíveis em cápsulas e em solução oral e ainda não há consenso sobre a quantidade recomendada, mas em geral recomendam-se 15 a 50 mg por dia.

Quem não deve usar:
O silício orgânico não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes presentes na formulação e não é aconselhado para pessoas com problemas renais.

Silício Quelado
é um suplemento mineral indicado para a pele, unhas e cabelo, contribuindo para a sua saúde e estrutura.

Este mineral, é responsável por regular o metabolismo de muitos tecidos do corpo e uma das suas principais funções consiste na síntese de colágeno tipo I e elastina. Por isso, o Silício Quelado tem uma ação regeneradora e reestruturante sobre a pele, conferindo-lhe maior elasticidade e flexibilidade.
Qual os benefícios do Silício?
Ele é essencial para a produção de colágeno e cicatrização da pele, além de prevenir o envelhecimento precoce. Também fortalece ossos, unhas, cabelos e protege a saúde cerebral, evitando doenças degenerativas. Ele pode ser obtido da alimentação ou ingerido através da suplementação.

Silício orgânico na manutenção da estrutura da pele, dos cabelos e das unhas

A presença de espécies reativas de oxigênio (ROS) pode causar danos às moléculas, eventualmente, conduzindo a doenças crônicas, além de potencializar o envelhecimento da pele.
À medida que envelhecemos, ocorre redução na síntese de colágeno e queratina da pele, dos cabelos e das unhas, resultando na presença de ressecamento e rugas, queda de cabelo e enfraquecimento ungueal, respectivamente. Além da questão inerente ligada ao envelhecimento, agentes ambientais como poluição, estresse, álcool, tabaco, alimentação desequilibrada, exposição solar, entre outros, quando em longo prazo, podem favorecer processos pró-oxidantes que se refletem na saúde da pele, das unhas e dos cabelos. Nesse sentido, os nutricosméticos vêm sendo utilizados para nutrir o organismo, proporcionando concentrados específicos para a manutenção de estruturas-alvo de cuidados estéticos.

A deficiência de silício no organismo é capaz de causar envelhecimento tecidual, uma vez que este oligoelemento regula o metabolismo de vários tecidos, sobretudo, o tecido conjuntivo, além de ossos e cartilagens. Considerado um “cimento dérmico”, o mineral prepara a derme para o melhor aproveitamento dos nutrientes, sendo essencial para a manutenção da integridade da matriz celular. O silício orgânico, quando administrado via oral, é bem-absorvido e tem função estrutural, agindo por meio de ligações poliuronídicas e com glicosaminoglicanos.

O ensaio clínico randomizado de Battisti (2013) teve por objetivo avaliar os efeitos da ingestão de cápsulas contendo silício orgânico e Spirulina platensis na atenuação do processo de envelhecimento da pele, das unhas e dos cabelos. Foram selecionadas 45 mulheres, com idades entre 40 e 60 anos, divididas em três grupos: grupo controle, grupo silício orgânico e grupo Spirulina platensis. As pacientes foram orientadas a ingerirem, diariamente, cápsulas de efeito placebo, ou 700mg de Spirulina platensis, ou uma cápsula com 200mg de silício orgânico, durante 90 dias. Os resultados apontaram que houve melhora na qualidade da pele, dos cabelos e das unhas, com destaque para cabelos mais penteáveis, macios, brilhosos e crescimento.
Em revisão recente de Schmidt (2018), a autora ressalta que a presença de silício no bulbo capilar apresenta ação antiqueda, também, prevenindo o envelhecimento e a queda dos fios. Portanto, na alopecia, a presença deste ativo estimula o crescimento de cabelos mais espessos e resistentes. Quando ingerido na forma oral, o silício orgânico ajuda na manutenção do folículo piloso, além de promover ações secundárias no fortalecimento das unhas e atenuação das linhas de expressão. Relatos na literatura também chamam atenção para os benefícios no uso tópico do silício para a manutenção e conservação da estrutura da derme, uma vez que ele atua nas fibras de colágeno.

Dessa forma, o uso do silício como coadjuvante na prevenção do envelhecimento cutâneo e enfraquecimento de cabelos e unhas justifica-se pelo fato de amenizar processos naturais à medida que a idade avança, assim, contribuindo para a saúde do organismo e melhora da autoestima, bem como para potencializar o resultado de tratamentos estéticos.
Flávia Guerreiro Ruiz
CRF 45105

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos