Moringa e suas causas medicinais – Comando VP
Início » Colunistas » Moringa e suas causas medicinais

Moringa e suas causas medicinais

A Moringa oleífera, conhecida como marango, bem, pilão árvore ou apenas moringa, é uma árvore originária do nordeste da Índia, entretanto, também é encontrada em toda Ásia e América Central. Apresenta importância econômica grande, pois tem aplicação industrial, além de ser utilizada como planta fitoterápica.

Moringa: benefícios

A planta moringa é fonte de proteínas, aminoácidos, vitamina C, carotenoides e minerais, como cálcio e ferro. Diversos estudos mostram que a moringa tem alto valor nutricional no que diz respeito às vitaminas e minerais, oferecendo mais vitamina A do que a cenoura, maior quantidade de vitamina C comparada à laranja, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana. Também é um dos vegetais mais ricos em proteínas.

Por apresentar crescimento rápido e ser resistente à seca, a moringa planta é apontada como um importante alimento para combater a fome e desnutrição, especialmente em regiões do deserto africano.

A moringa planta medicinal tem propriedade bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica. Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:

Dor de cabeça

Hemorroida

Dor de garganta

Febre

Irritação gastrointestinal

Fadiga crônica

Inflamações

Outros benefícios da moringa podem ser observados, pois ela possui compostos antioxidantes, que ajudam a renovar e protege células epiteliais dos órgãos sexuais e do cérebro. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Moringa no tratamento de água

O óleo da semente de moringa é utilizado para diminuir a turbidez da água. Sua propriedade coagulante faz com que sedimentos e bactérias presentes na água se depositem no fundo, tornando a água límpida e potável. Alguns estudos apontam que o óleo de moringa é capaz de eliminar até 99% das bactérias da água.

Moringa: como usar

Da planta de moringa as partes mais utilizadas são as folhas, vagens e sementes. As folhas são indicadas para o preparo de chás, sucos e vitaminas, enquanto as vagens e semente de moringa podem ser consumidas cozidas e servidas como feijão ou saladas e tabules. Também é possível encontrar cápsulas de moringa.

Chá de Moringa

Umas das formas mais comuns de consumir a moringa é o chá. Para preparar o chá de moringa, coloque uma colher de sopa da erva em uma xícara e acrescente 200ml de água quente. Deixe em infusão por 3 minutos e consuma a seguir, de preferência sem adoçar.

Contraindicações da Moringa:

O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade de algumas vitaminas, por isso, o ideal é que seu consumo seja feito com a orientação de um médico ou nutricionista.

Benefícios da Moringa Oleífera:

Combate desnutrição e anemia, reduz o colesterol, pode baixar os níveis de glicose, fortalece os ossos e músculos, pode ajudar as articulações com nutrientes anti-inflamatórios, ativar as funções cerebrais e trazer mais energia.

A combinação da presença de diuréticos juntamente com os componentes lipídicos e de redução da pressão arterial tornam a moringa oleífera altamente útil em doenças cardiovasculares.

Os extratos aquosos e alcoólicos de flores de moringa oleífera também mostraram ter um efeito hepatoprotetor significativo, ou seja, muito benéfico para o fígado, o que pode ser devido à presença de quercetina, um flavonoide bem conhecido com atividade hepato-protetora.

As raízes de moringa oleífera têm atividade antibacteriana e são relatadas como ricas em agentes antimicrobianos. Estes efeitos são relatados para conter um princípio antibiótico ativo, a pterigospermina, que tem poderosos efeitos antibacterianos e fungicidas.

Moringa Oleífera e Hipertiroidismo : Extratos aquosos de folhas de Moringa oleífera regularam o hormônio tireoidiano e podem ser usados ​​para tratar o hipertireoidismo, além de exibirem efeito antioxidante.

Composição

As folhas de Moringa oleifera têm todos os aminoácidos essenciais, gorduras benéficas e óleos ômega. Moringa tem quantidades ricas de cálcio, ferro e muitos outros minerais vitais, bem como uma grande variedade e grandes quantidades de vitaminas, antioxidantes e sustâncias anti-inflamatórias, mas muito poucas calorias anexadas.

Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.

Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco.

Forma de Consumo da Moringa Oleífera

Este alimento pode ser utilizado na forma de chá, misturado com sucos, refogados e pode ser incluído em várias receitas de massas, sopas e tapiocas.

Flávia Guerreiro Ruiz CRF. 45105

Farmacêutica

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães