Moringa e suas causas medicinais – Comando VP
Início » Colunistas » Moringa e suas causas medicinais

Moringa e suas causas medicinais

A Moringa oleífera, conhecida como marango, bem, pilão árvore ou apenas moringa, é uma árvore originária do nordeste da Índia, entretanto, também é encontrada em toda Ásia e América Central. Apresenta importância econômica grande, pois tem aplicação industrial, além de ser utilizada como planta fitoterápica.

Moringa: benefícios

A planta moringa é fonte de proteínas, aminoácidos, vitamina C, carotenoides e minerais, como cálcio e ferro. Diversos estudos mostram que a moringa tem alto valor nutricional no que diz respeito às vitaminas e minerais, oferecendo mais vitamina A do que a cenoura, maior quantidade de vitamina C comparada à laranja, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana. Também é um dos vegetais mais ricos em proteínas.

Por apresentar crescimento rápido e ser resistente à seca, a moringa planta é apontada como um importante alimento para combater a fome e desnutrição, especialmente em regiões do deserto africano.

A moringa planta medicinal tem propriedade bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica. Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:

Dor de cabeça

Hemorroida

Dor de garganta

Febre

Irritação gastrointestinal

Fadiga crônica

Inflamações

Outros benefícios da moringa podem ser observados, pois ela possui compostos antioxidantes, que ajudam a renovar e protege células epiteliais dos órgãos sexuais e do cérebro. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Moringa no tratamento de água

O óleo da semente de moringa é utilizado para diminuir a turbidez da água. Sua propriedade coagulante faz com que sedimentos e bactérias presentes na água se depositem no fundo, tornando a água límpida e potável. Alguns estudos apontam que o óleo de moringa é capaz de eliminar até 99% das bactérias da água.

Moringa: como usar

Da planta de moringa as partes mais utilizadas são as folhas, vagens e sementes. As folhas são indicadas para o preparo de chás, sucos e vitaminas, enquanto as vagens e semente de moringa podem ser consumidas cozidas e servidas como feijão ou saladas e tabules. Também é possível encontrar cápsulas de moringa.

Chá de Moringa

Umas das formas mais comuns de consumir a moringa é o chá. Para preparar o chá de moringa, coloque uma colher de sopa da erva em uma xícara e acrescente 200ml de água quente. Deixe em infusão por 3 minutos e consuma a seguir, de preferência sem adoçar.

Contraindicações da Moringa:

O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade de algumas vitaminas, por isso, o ideal é que seu consumo seja feito com a orientação de um médico ou nutricionista.

Benefícios da Moringa Oleífera:

Combate desnutrição e anemia, reduz o colesterol, pode baixar os níveis de glicose, fortalece os ossos e músculos, pode ajudar as articulações com nutrientes anti-inflamatórios, ativar as funções cerebrais e trazer mais energia.

A combinação da presença de diuréticos juntamente com os componentes lipídicos e de redução da pressão arterial tornam a moringa oleífera altamente útil em doenças cardiovasculares.

Os extratos aquosos e alcoólicos de flores de moringa oleífera também mostraram ter um efeito hepatoprotetor significativo, ou seja, muito benéfico para o fígado, o que pode ser devido à presença de quercetina, um flavonoide bem conhecido com atividade hepato-protetora.

As raízes de moringa oleífera têm atividade antibacteriana e são relatadas como ricas em agentes antimicrobianos. Estes efeitos são relatados para conter um princípio antibiótico ativo, a pterigospermina, que tem poderosos efeitos antibacterianos e fungicidas.

Moringa Oleífera e Hipertiroidismo : Extratos aquosos de folhas de Moringa oleífera regularam o hormônio tireoidiano e podem ser usados ​​para tratar o hipertireoidismo, além de exibirem efeito antioxidante.

Composição

As folhas de Moringa oleifera têm todos os aminoácidos essenciais, gorduras benéficas e óleos ômega. Moringa tem quantidades ricas de cálcio, ferro e muitos outros minerais vitais, bem como uma grande variedade e grandes quantidades de vitaminas, antioxidantes e sustâncias anti-inflamatórias, mas muito poucas calorias anexadas.

Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.

Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco.

Forma de Consumo da Moringa Oleífera

Este alimento pode ser utilizado na forma de chá, misturado com sucos, refogados e pode ser incluído em várias receitas de massas, sopas e tapiocas.

Flávia Guerreiro Ruiz CRF. 45105

Farmacêutica

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis