Início » Colunistas » Óleo De Prímula

Óleo De Prímula

O óleo de prímula é extraído das sementes da planta cujo nome cientifico é Oenothera biennis (Onagráceas), também conhecida como prímula ou prímula da tarde. A planta é originária da América do Norte e tem sido utilizada da medicina indígena para fins terapêuticos

 

Ele é rica em ácidos graxos poli-insaturados, gorduras boas, que podem proporcionar muitos benefícios a nossa saúde. Alguns dos pontos positivos do óleo de prímula são: controlar os níveis de colesterol, aliviar os sintomas da TPM e menopausa, hidratar a pele e reduzir a pressão arterial.

Nutrientes do óleo de prímula;

O óleo de prímula apresenta uma grande quantidade de ácidos graxos essenciais, aqueles que o nosso corpo não consegue produzir, especialmente o ácido gama linolênico (GLA).

O GLA é um ácido graxo tri-insaturado da família ômega 6 que ajuda a diminuir a inflamação crônica, podendo ser um grande aliado no tratamento de doenças reumáticas. Este ácido graxo também favorece a saúde cardiovascular, auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e no tratamento e prevenção do diabetes, eczema a tópico, hipertensão, alcoolismo e síndrome pré-menstrual.

O óleo de prímula também conta com ácido linolênico, ácido esteárico, ácido palmítico e ácido oleico. Estes ácidos graxos insaturados possuem ação anti-inflamatória, ajudam a regular os níveis de colesterol no nosso sangue favorecendo a saúde .cardiovascular, atuam no controle da pressão arterial, entre outros

Benefícios em estudo do óleo de prímula:

Alivia a TPM e a menopausa: O óleo de prímula está associado a diversos benefícios para nossa saúde, dentre eles, alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual e menopausa. Há evidencias de que o consumo de óleo de prímula por mulheres na menopausa diminua a incidência dos fogachos noturnos. Além de aumentar a absorção de cálcio pelo intestino e reduzir sua excreção pela urina, aumentando assim, sua deposição nos ossos. Entretanto, há uma escassez de evidencias que comprovem seus efeitos no tratamento dos sintomas da TPM e menopausa. Portanto, mais estudos são necessários.

Bom para a pele: Um estudo demonstrou que a suplementação com óleo de prímula (1,2g), duas vezes ao dia, durante 12 semanas, totalizando 345mg de GLA/dia, contribui para melhorar a hidratação da pele, bem como a elasticidade, firmeza e resistência a rugosidade e fadiga. Isso acontece porque o GLA presente no óleo de prímula é um ácido graxo condicionalmente essencial para a nossa pele, melhorando sua função e sua estrutura.

 

Reduz sintomas da dermatite: Alguns estudos têm demonstrado que o óleo de prímula reduz os sintomas da dermatite. O primeiro estudo realizado com pacientes portadores de dermatite demonstrou que o consumo de 2 gramas de óleo de prímula/dia pode melhorar o quadro da doença.

Além disso, vários outros estudos têm relatado uma melhora do quadro geral de portadores de dermatite com o consumo de óleo de prímula, 2 a 6g/dia por 12 semanas, especialmente com relação ao prurido. Eles correlacionaram a melhora clínica com o aumento dos níveis plasmáticos de ácido aracdônico.

Controla a hiperatividade infantil: O óleo de prímula pode ajudar a controlar a hiperatividade infantil. Isso porque crianças com esta condição têm apresentado sintomas inespecíficos, típicos da deficiência de ácidos graxos essenciais. Sendo assim, como o óleo de prímula contém ácido linolênico, um tipo de ácido graxo essencial, ele pode ajudar a melhorar o comportamento de crianças hiperativas.

Reduz a pressão arterial: Alguns estudos têm demonstrado que o óleo de prímula parece ter uma atividade antiagregante plaquetária, que impede a aglomeração de plaquetas no vaso sanguíneo, e anticoagulante. Além de melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir a resposta de hormônios responsáveis pelo aumento da pressão arterial, renina e angiotensina.

Controla os níveis de colesterol: O óleo de prímula possui GLA, um ácido graxo essencial que ajuda a diminuir os níveis de colesterol no nosso sangue. Além disso, esse efeito tem sido demonstrado em diversos estudos.

 

O óleo de prímula alivia os sintomas da TPM

O óleo de prímula alivia os sintomas da TPM

Bom para quem tem câncer de mama: Tem-se demonstrado resultados positivos do consumo de óleo de prímula para pacientes com câncer de mama ajudando a amenizar distúrbios hormonais e dores nos seios.

 

Aliado dos ossos: Alguns estudos apontam que o óleo de prímula pode ser bom para os ossos. Ele teria efeito benéfico nas desordens ósseas, uma vez que a suplementação, por 16 semanas, com óleo de peixe e óleo de prímula, ambos ricos em ácidos graxos essenciais, na proporção 10:1, aumentou o pro-colágeno e osteocalcina (proteína encontrada nos ossos e dentes) e estimulou a atividade dos osteoblastos (células envolvidas com a formação do tecido ósseo) em mulheres com osteoporose.

Quantidade recomendada

Não existe uma recomendação diária estabelecida para o consumo de óleo de prímula. Por isso, o ideal é seguir a orientação do médico ou nutricionista.

 

Como consumir:

As cápsulas de óleo de prímula devem ser ingeridas com água ou suco, preferencialmente, após as refeições principais como almoço e jantar. Isto porque elas precisam de alguma fonte de gordura para serem melhor absorvidas e utilizadas pelo nosso organismo.

 

Cuidados ao consumir;

O óleo de prímula pode ser utilizado em casos de: para dermatite, psoríase, neuropatias diabéticas, hiperglicemia, esclerose múltipla, eczema, artrite reumatoide, tensão pré-menstrual e menopausa, como suplementação de ácido ômega 6 (GLA) e endometriose.

 

O consumo de óleo de prímula não é indicado para pacientes epilépticos tratados com fenotiazínicos, já que pode causar um quadro de epilepsia do lóbulo temporal.

 

Efeitos colaterais do óleo de prímula

Normalmente, o consumo de óleo de prímula não causa nenhum efeito colateral. Porém, em alguns casos pode provocar sintomas como dor de cabeça, náuseas e indigestão.

 

Riscos ao ingerir em excesso

O óleo de prímula ingerido em grandes quantidades a longo prazo pode estar associado ao maior risco de trombose, inflamação e imunossupressão, porque o GLA pode ser convertido em ácido araquidônico.

 

Como combinar o óleo de prímula

O ideal é aliar o óleo de prímula a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis! Além disso, a associação do óleo de prímula (GLA) com o óleo de peixe (EPA e DHA) tem sido benéfica tanto para pressão arterial como para a função renal.

 

Interações

Possivelmente, o óleo de prímula pode interagir com drogas fenotiazínicas, tais como os antiepiléticos, ácido acetilsalicílico, ticlopidina, dipiridamol e AINES. Além disso, tem sido observado uma interação do óleo de prímula com a anestesia durante procedimentos cirúrgicos.

 

Flávia Guerreiro Ruiz CRF: 45105

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+