O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou o regime ditatorial de Daniel Ortega na Nicarágua e o comparou com as eleições da chanceler Angela Merkel na Alemanha. As declarações foram feitas em entrevista ao jornal espanhol El País.
O ex-presidente disse não entender o motivo de as críticas dirigidas a Ortega não serem direcionadas também a Merkel. “Por que a Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que Felipe González, aqui, pôde ficar 14 anos? Qual é a lógica?”, disse Lula.
Ele foi rebatido por uma das jornalistas, que afirmou que Merkel não mandou prender opositores. O ex-presidente, então, disse que não poderia julgar a situação na Nicarágua e destacou que também foi preso no Brasil durante a campanha eleitoral de 2018.
“Eu não posso julgar o que aconteceu na Nicarágua. No Brasil, eu fui preso. Fiquei 580 dias preso para que o Bolsonaro fosse eleito presidente. Eu não sei o que as pessoas fizeram para que fossem presas. Se o Daniel Ortega prendeu a oposição, como fizeram comigo no Brasil, ele está totalmente errado”, completou o ex-presidente
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.