IBATÉ: Testagem rápida de Covid-19 passa a ser realizada apenas para grupo de risco – Comando VP
Início » Região » IBATÉ: Testagem rápida de Covid-19 passa a ser realizada apenas para grupo de risco

IBATÉ: Testagem rápida de Covid-19 passa a ser realizada apenas para grupo de risco

Pacientes sintomáticos que não são do grupo de risco terão coleta de RT/PCR enviados ao Instituto Adolfo Lutz
Assim como tem acontecido nas grandes capitais, a Prefeitura de Ibaté informa que a partir desta terça-feira (18), passou a priorizar a testagem rápida de Covid-19 apenas para pessoas do grupo de risco.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o diagnóstico para os pacientes sintomáticos que não são do grupo de risco agora será realizado através da coleta de exame RT/PCR e enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), em Ribeirão Preto, após avaliação médica. “O exame deve ser coletado já no primeiro dia de sintomas e enviado ao IAL”, explica Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal da Saúde.
A mudança se deu por conta do alerta de entidades que representam serviços de saúde sobre a possibilidade de desabastecimento de testes de Covid-19. Uma pesquisa recente aponta que 92% dos laboratórios consultados tiveram um aumento de 100% na demanda por testes nos últimos dias, enquanto 22,5% dos laboratórios relatam ter estoque de testes para até 21 dias.
“Estamos vivendo um apagão de material. Há um ano atrás, o Sindhosp também previu e começou a fazer enquetes sobre a falta de oxigênio e a falta de materiais para a Covid-19. Está fazendo com que as entidades prevejam o uso racional dos kits, para poder ampliar por mais tempo o uso para quem mais precisa”, afirmou o coordenador do comitê de laboratórios do Sindhosp, Luiz Fernando Ferrari, que defendeu adotar um uso racional dos testes.
O prefeito de Ibaté, José Luiz Parella, afirma que já orientou a Secretaria Municipal da Saúde adquirir a quantidade necessária de testes. “Não temos problemas de ordem financeira e sim a falta desses testes no mercado. Ainda temos uma quantidade razoável para atender a população que tem mais risco de sofrer, ser hospitalizada e ter problemas maiores com essa doença, mas dependemos dos fabricantes”, disse.
Pertencem ao grupo de risco: gestantes e puérperas;indivíduos com comorbidades;profissionais de saúde;população em situação de rua; crianças; idosos; e portadores de necessidades especiais.
Há grande demanda por testes de Covid-19 também nas farmácias. Em uma drogaria na Avenida São João, os funcionários informaram que a procura por testes rápidos aumentou significativamente nos últimos dias. “Criamos uma central de agendamentos e estamos realizando de 20 a 30 testes por dia, porém, esse agendamento deve ser diminuído devido à falta de testes”, explicou a funcionária.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos