Início » Destaque » Economia brasileira em alta favorece organização das finanças pessoais

Economia brasileira em alta favorece organização das finanças pessoais

Iniciar processo de educação financeira exige esforço pessoal; veja principais dicas do Sicoob Crediacisc

A atividade econômica no Brasil em 2023 cresceu mais do que o previsto. A inflação projetada para 2023 em janeiro era de 5,42%, encerrou novembro em 4,68%. A taxa Selic, prevista para 12,25%, encerrou em 11,25%. A previsão de crescimento para o PIB era de 0,80%, deve fechar o ano em 2,92%.

Mas, se por um lado, o otimismo com a economia do país está sendo comemorado, por outro, no âmbito pessoal, muitas famílias seguem endividadas ou vivem o drama de começar o novo ano no vermelho ou sem algum planejamento para organizar a vida financeira.

“Neste início de ano não podemos colocar a culpa na crise, a economia está aquecida e as pessoas estão empregadas”, destaca o diretor presidente do Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli. “O cooperativismo de crédito tem o objetivo de disseminar a educação financeira e nada melhor do que iniciar o ano com esse compromisso”, frisa.

De acordo com Martinelli, que também é professor universitário na área de finanças, as pessoas que exageraram nas compras de Natal e que não se programaram para as contas de início de ano – como IPVA, IPTU, material escolar –, devem começar imediatamente o planejamento financeiro.

“O quanto antes começar é melhor, mesmo que sejam simples anotações de gastos em um caderno”, destaca o diretor presidente. O primeiro passo é colocar no papel a receita e as despesas mensais e respeitar a regra principal: não gastar mais do que ganha.

“É fundamental fazer uma reserva entre 10 a 20% do que se ganha. É isso que fará, no médio e longo prazo, a pessoa acumular algum capital. Com alguma sobra as pessoas podem comprar à vista e obter descontos que superam qualquer taxa de juros obtida com aplicação financeira, o que representa redução no custo de vida e sobra no orçamento anual”, explica.

Martinelli salienta que o caminho para a pessoa ficar no azul é árduo e exige paciência e persistência para adequar o estilo de vida a realidade orçamentária de cada um. A partir do momento que a pessoa passa a pagar as contas à vista ou negociar descontos, o dinheiro começa a render. Na cooperativa de crédito os funcionários estão preparados para auxiliar na educação financeira dos cooperados.

Martinelli reforça ainda a importância das pessoas terem consciência da classe social a que pertencem e não gastar acima de sua capacidade. Compreender a natureza dos próprios gastos, buscar ajuda profissional ou alternativas de linha de crédito para organizar as finanças pessoais também podem facilitar a vida financeira neste novo ano.

Fazer parte de uma cooperativa de crédito como o Sicoob Crediacisc, que completou 18 anos de funcionamento em São Carlos com 2,8 mil cooperados e ativos de R$ 70 milhões, é outra forma de investir em uma vida financeira mais saudável.

“Na cooperativa de crédito não almejamos lucro, trabalhamos para oferecer taxas e serviços melhores para os nossos cooperados e todos são donos do próprio negócio”, lembra a presidente do Conselho de Administração do Sicoob Crediacsc, Lídia Maria Lima. Qualquer pessoa física ou jurídica pode ingressar na cooperativa com apenas R$ 20,00.

Dicas do Sicoob para organizar as finanças pessoais:

  1. Estude sobre finanças –Quanto mais entender sobre dinheiro e como ele pode se tornar um aliado, menos problemas terá. O Sicoob oferece diversos cursos simples, práticos e gratuitos. Veja a plataforma Se Liga Finanças Online no sitesicoob.com.br.
  2. Faça um planejamento financeiro –Inicie imediatamente um planejamento financeiro para organizar as finanças pessoais. Registre todos os meses os gastos e as receitas e tenha uma visão ampla sobre sua situação. O Sicoob Minhas Finanças é um app disponível para auxiliar nesta tarefa.
  3. Analise as opções de um serviço financeiro –Toda operação bancária cobra uma taxa, por isso é fundamental saber o valor de cada uma e quais as opções existentes no mercado que podem reduzir em muito o valor gasto com este tipo de serviço. Em uma cooperativa de crédito como o Sicoob Crediacisc as taxas são as mais justas porque não há fins lucrativos.
  4. Economize todos os dias –Toda e qualquer compra de bem ou serviço pode gerar economia. Para isso, é necessário pesquisar, ter paciência e procurar as melhores condições. Pagamentos à vista, mudanças de hábito e consumo mais consciente também são fundamentais para fazer o dinheiro render mais no final do mês.
  5. Negocie suas dívidas –Para quem já está endividado o primeiro passo é colocar no papel todas as dívidas e se organizar para quitá-las antes do problema aumentar ainda mais. Os funcionários do Sicoob Crediacisc estão preparados para auxiliar os cooperados a organizar as finanças pessoais.
Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+