Com o objetivo de orientar os comerciantes para a Black Friday, marcada para o dia 23 de novembro, a diretora do PROCON São Carlos, Juliana Cortes realiza palestra na próxima segunda-feira (12), às 10h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), com apoio da ACISC e do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (SINCOMERCIO).
Em visita ao SINCOMERCIO na manhã desta quarta-feira (7), Juliana Cortes destacou que essa parceria com as entidades que representam o comércio do município é essencial para que um trabalho eficiente de orientação prévia seja feito, evitando autuações e multas. “Na Black Friday do ano passado tivemos alguns problemas no comércio, principalmente com falsas promoções. Queremos agora fazer algo preventivo, orientando e esclarecendo previamente as dúvidas dos comerciantes. Estamos, também, acompanhando a média dos valores de produtos divulgados por algumas lojas, para saber se os descontos aplicados na Black Friday serão reais”, comentou.
Originada nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu no Brasil em 2011 apenas nas lojas virtuais, mas com os bons resultados obtidos ao longo dos anos, a data também tem sido realizada nas lojas físicas, que têm aumentado o engajamento para as vendas.
O presidente do Sincomercio, Paulo Roberto Gullo, lembrou que a data já faz parte do calendário do comércio de São Carlos, definido em convenção coletiva realizada em conjunto com Sindicato dos Empregados do Comércio São Carlos e Região (Sincomerciários). “A data movimenta muito o varejo de São Carlos, principalmente com as vendas de smartphones, eletrodomésticos, eletrônicos e produtos de informática. Para a Black Friday 2018 teremos horário especial do comércio na sexta-feira 23, das 9h às 22h e no sábado 24, das 9h às 17h”, informou.
Para José Fernando Domingues (Zelão), presidente da ACISC, essa aproximação entre o PROCON e os comerciantes, no sentido de orientar e prevenir problemas, é extremamente positivo e se reflete em segurança e melhores oportunidades para o cliente.
Na ocasião da palestra será entregue, ainda, aos comerciantes presentes exemplares do Código de Defesa do Consumidor e uma cartilha produzida pela FecomercioSP e pela Fundação PROCON, por meio do Conselho do Comércio Varejista (CCV) na gestão de Paulo Roberto Gullo, informando as formas corretas de Afixação de Preços e Fiscalização.
Qualquer dúvida, o comerciante pode entrar em contato pelo e-mail procon@saocarlos.sp.gov.br ou pelo telefone 016-3419-4510. O PROCON de São Carlos está localizado na Rua Rui Barbosa, 1190 – Centro.
Foto e texto: divulgação
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.