Início » Destaque » ACISC comemora regulamentação dos parklets na cidade

ACISC comemora regulamentação dos parklets na cidade

A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) comemorou a recente regulamentação dos parklets pela Prefeitura de São Carlos. O ato da atual administração foi recebido com entusiasmo pela Diretoria ACISC, que vê na iniciativa uma oportunidade para dinamizar o comércio local e melhorar a qualidade de vida na cidade.

O vice-presidente da entidade, José Fernando Domingues, o Zelão, destaca que a regulamentação dos parklets representa um avanço significativo na revitalização dos espaços urbanos de São Carlos. “Durante a minha gestão como presidente, fizemos a solicitação por acreditar que esses espaços contribuirão para um ambiente mais acolhedor e atraente, tanto para moradores quanto para os turístas, beneficiando diretamente os negócios locais”, afirmou.

Zelão acredita que com a criação dos parklets, haverá um aumento significativo no fluxo de pedestres, podendo resultar em maior visibilidade e número de clientes para os estabelecimentos comerciais ao redor. “Sem contar a presença de vegetação e espaços de convivência que vão melhorar a estética urbana e contribuir para um ambiente mais sustentável, promovendo a qualidade do ar e o bem-estar geral”, lembrou.

Para Ivone Zanquim, atual presidente da ACISC, a transformação de áreas antes destinadas ao estacionamento de veículos em espaços de uso público, ajuda a valorizar o ambiente urbano, tornando-o mais humano e convidativo. “Os parklets criam um ambiente mais vibrante e interativo, incentivando as pessoas a passarem mais tempo nas áreas comerciais e, consequentemente, a consumirem mais nos estabelecimentos locais”, afirmou.

A Prefeitura publicou o Termo de Cooperação no Diário Oficial do Município, no dia13 de junho, conforme determina a Lei Municipal nº 21.632, de 21 de junho de 2023, regulamentada pelo Decreto nº 446, de 12 de junho de 2024, acompanhado de um manual de instruções para que as pessoas peçam permissão de instalação de tais equipamentos após da definição dos elementos, materiais e sustentabilidade, sistemas de montagem e submeter o projeto ao processo de licenciamento.

De acordo com a publicação, o Termo de Cooperação terá duração de 3 anos, a contar de sua assinatura, renovável automaticamente por igual e sucessivos períodos de 3 anos e determina que é de responsabilidade total do mantenedor a integral manutenção, conservação, limpeza, remoção e outras melhorias do espaço e seus equipamentos.

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Will Marques, explicou que o parklet é uma alternativa rápida e eficaz para áreas desprovidas de espaços públicos, e serve também como a criação de um lugar definido para o estar, um ponto de encontro. “Sua implantação permite que uma comunidade reinvente seu próprio espaço de convívio, construindo novos imaginários possíveis de cidade”, contou. “A proposta é facilitar o trâmite do projeto e instalação do equipamento, visando propiciar a rápida efetivação e disseminação pela cidade. Acreditamos que as vagas de estar trarão qualidade espacial e ampliarão o convívio em espaços públicos, pois são pequenas intervenções que contribuirão para um espaço público mais saudável”, finalizou o secretário.

A ACISC se compromete a incentivar seus associados a aderirem à iniciativa, promovendo parcerias e projetos que visem a criação de novos parklets na cidade.

Crédito da Foto: Reprodução Internet

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+