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Projeto de internacionalização do aeroporto de São Carlos pronto para “decolar”

Na tarde desta quinta-feira (09 de fevereiro de 2017) estiveram reunidos, no Aeroporto Estadual Mario Pereira Lopes (São Carlos-SP), um dos que é administrado pelo DAESP, diversas autoridades e membros da CONAERO, dentre eles o Prefeito de São Carlos Airton Garcia Ferreira, o Deputado Federal pelo PSDB/SP Lobbe Neto, o representante do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) – Diretor Regional de Aeroportos do Interior Sr. Alvaro Cardoso Junior e diversos representantes da LATAM Airlines Brasil e do Centro de Manutenção da LATAM (MRO), dentre outras pessoas de igual importância para o futuro do País, do estado de São Paulo e, em particular, para a população da cidade de São Carlos.

O evento diz respeito à Vistita Técnica da CONAERO – Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias com o objetivo de analisar a infraestrutura do Aeroporto de São Carlos para dar continuidade ao processo de internacionalização do Aeroporto Estadual Mario Pereira Lopes para receber aeronaves de empresas e clientes internacionais, além das próprias aeronaves da LATAM.

O processo de internacionalização do aeroporto de São Carlos que visa, exclusivamente, possibilitar o recebimento de aeronaves de empresas internacionais que se destinam a realizar a manutenção no LATAM MRO (Centro de Manutenção, Reparos e Operacionalização) e não para o embarque e desembarque de passageiros, já passou por quatro instâncias federais e obteve parecer favorável (sinal verde) do Ministério da Agricultura, por intermédio do Sistema de Vigilância Agropecuária

Internacional (VIGIAGRO), ANVISA, Receita Federal e, em dezembro de 2016, da Polícia Federal.

Por fim, o processo de internacionalização será analisado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, em cumprimento à Resolução nº 181 de janeiro de 2011, que estabelece regras ou requisitos para a designação dos aeroportos internacionais brasileiros.

A LATAM Airlines Brasil informou que a internacionalização do aeroporto de São Carlos, um dos 26 administrados pelo DAESP, pode tornar o Centro de Manutenção da LATAM (MRO) mais competitivo internacionalmente, o que resultaria em uma redução significativa (cerca de R$ 9 milhões anuais) dos custos com diárias, improdutividade dos aviões, combustível, pousos, decolagens e tripulação das aeronaves dos clientes que saem de outros países para acessar os hangares de manutenção da LATAM MRO em São Carlos. Os custos maiores têm relação direta com as restrições do Aeroporto local, que obrigam as aeronaves provenientes do exterior a permanecerem por cerca de seis dias aguardando o desembaraço aduaneiro em aeroportos internacionais do Brasil, somente para os processos de admissão temporária e de saída do País. Isso significa que, no presente, as aeronaves provenientes do exterior, antes e depois de serem atendidas pela LATAM MRO, em São Carlos, precisam ser submetidas a procedimentos aduaneiros em aeroportos como os do Galeão (RJ) ou Guarulhos e Viracopos (SP), por exemplo.

A LATAM MRO que é uma unidade de negócios da LATAM especializada em serviços de manutenção, reparo e revisão de aeronaves e componentes aeronáuticos, dotada de 1.250 funcionários que podem executar grandes revisões e manutenções especiais em até 12 aeronaves simultaneamente, compete diretamente com outros Centros de Manutenção (MROs) de diversos países da América Central e dos Estados Unidos. Com a internacionalização do aeroporto de São Carlos a LATAM MRO, deve incrementar em 15% sua capacidade de atendimento de revisões “pesadas” (reparos e manutenções de aeronaves de grande porte), o que irá resultar em novos investimentos, oferta de mais serviços para clientes internacionais e contratos com novos clientes.

Além disso, será realizado um estudo para um possível aumento do quadro de funcionários em São Carlos, dentre eles mecânicos e técnicos.

Estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 milhão (um milhão de reais) para reformar as instalações do aeroporto, que serão destinadas às autoridades dentro do sitio aeroportuário. Porém, o aeroporto trará novos investimentos e desenvolvimento econômico para a região.

O prefeito de São Carlos Airton Garcia Ferreira que esteve presente ao evento declarou que está trabalhando num projeto que visa transformar a cidade de São Carlos numa cidade de referência em medicina. Ele afirmou ter conversado com pessoas importantes e explicado que o município é o “centro” do estado de São Paulo e que o maior PIB do país é o do interior de São Paulo e todos concordaram. Disse que está em contato com um fundo norte americano que deseja construir 02 hospitais no Brasil, sendo o primeiro em Brasília, e o segundo, o prefeito deseja trazer para São Carlos. O prefeito afirmou que o projeto será um moderno hospital privado com 700 apartamentos e exigirá um investimento de 1 bilhão de reais.

Mas, o fundo condicionou a liberação dos recursos para São Carlos à existência de um aeroporto para embarque e desembarque de passageiros. O prefeito lembrou que o objetivo da visita técnica da CONAERO visa, somente, a internacionalização do aeroporto de São Carlos para receber aeronaves de carga, mas segundo ele, nada impede que tão logo seja concluído o projeto de internacionalização, seja realizado outro projeto com vistas à possibilidade de uso do aeroporto para passageiros, a fim de viabilizar a construção que trará grandes vantagens para a população.

Airton Garcia Ferreira afirmou que o fundo americano concorda que São Carlos é o endereço certo para receber o investimento porque é o “centro” do estado de São Paulo, possui renda “per capta” altíssima, bem maior que outras cidades tais como: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Marília, entre outras e índices e facilidades que outras não têm. Além disso a cidade possui 03 universidades, o maior índice de cientistas per capta da América do Sul e é muito mais fácil construir o hospital em São Carlos que reformar outros como o Albert Einstein ou o Sírio Libanês na capital de São Paulo. Entretanto, o prefeito enfatizou que o investimento depende, entre outros fatores, da existência de um aeroporto que possa movimentar, além de carga, também passageiro.

Fotos: CVP

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