Julgamento de habeas corpus pode evitar prisão de Lula – Comando VP
Início » Brasil » Julgamento de habeas corpus pode evitar prisão de Lula

Julgamento de habeas corpus pode evitar prisão de Lula

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia marcou para esta quinta-feira (22-03-2018) o julgamento de mérito do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista tenta evitar a prisão após julgados os recursos pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), o que acontece na próxima segunda-feira (26).

Ao anunciar a data da análise do habeas corpus de Lula para esta quinta, a ministra errou o número do processo, mas, de acordo com a assessoria de comunicação do STF, o habeas corpus mencionado é o de Lula.

Em seguida, o ministro Marco Aurélio afirmou que estava pronto para apresentar questão de ordem sobre o tema, para que fosse marcada a data de julgamento das ações que discutem prisão após condenação em segunda instância.

Mas, com o anúncio de Cármen, o ministro afirmou que não faria mais, justificando que a questão será discutida durante o julgamento do habeas corpus.

Julgamento do habeas corpus

 No começo de feveiro, o ministro Edson Fachin havia negado pedido de habeas corpus de Lula para evitar a prisão. Ele entendeu que o caso deveria ser levado ao plenário do STF.

Caso o habeas corpus seja concedido à Lula, a decisão afeta apenas a situação dele. No entanto, advogados de presos da Lava Jato pressionam o STF para que sejam votadas as ADCs, cujo efeito do julgamento serviria para outros casos.

O julgamento marcado pelo TRF4 para segunda-feira deverá determinar o cumprimento ou não da pena do petista. Lula foi condenado no caso do tríplex do Guarujá pelo juiz Sérgio Moro em julho de 2017 a 9 anos e 6 meses de prisão.

Em janeiro deste ano, a pena foi aumentada em segunda instância, pelo TRF4, a 12 anos e 1 mês de prisão.

Fonte R7

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos