Iris Rezende morre em São Paulo – Comando VP
Início » Brasil » Iris Rezende morre em São Paulo

Iris Rezende morre em São Paulo

Natural de Cristianópolis, no interior de Goiás, Iris Rezende nasceu em 22 de dezembro de 1933. Foi morar em Goiânia aos 15 anos. Poucos anos depois, começou a militar politicamente em grêmios estudantis. Conquistou o primeiro cargo político, de vereador, aos 25, em 1958, pelo PTB. Ao longo de seis décadas, o político goiano, que era formado em direito, foi governador de Goiás, prefeito de Goiânia, senador, deputado, vereador, ministro da Agricultura e ministro da Justiça. Aos 87 anos, Iris Rezende morreu na madrugada desta terça-feira (9) em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Durante o período da Ditadura Militar no Brasil, Iris Rezende chegou a ter o mandato cassado. Ainda no período, ajudou na criação do MDB. Enquanto prefeito de Goiânia, em 1965, promoveu mutirões para construção de casas populares, em uma política assistecialista que marcou grande parte de sua atuação. Ele cumpriu o último mandato como prefeito, entre 2016 e 2020.

A morte de Iris Rezende mobilizou políticos, instituições públicas e times de futebol, que prestaram homenagem a Iris Rezende.

MDB e Conterrâneos

O presidente do MDB, Baleia Rossi, ressaltou que Iris Rezende “deixa como legado ter melhorado a vida das pessoas, sempre por meio da democracia e do diálogo”. Rezende foi um dos fundadores da legenda após a ditadura militar. Ele permaneceu no partido até anunciar a aposentadoria da vida pública, em 2020. O diretório do MDB em Goiás expressou luto: “Nós, emedebistas, estamos tomados por um sentimento de orfandade.”

“Que privilégio o meu, Iris, ter convivido com o senhor desde criança. Que privilégio o meu ter tido a oportunidade de aprender tanto com o senhor. O maior político da história de Goiás”, escreveu o presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) escreveu que Iris é um político histórico e “é hoje também mais uma estrela no céu.”

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), decretou luto de sete dias no estado. “Nosso estado chora a sua partida, meu amigo. Saudades”, escreveu o governador, que chamou Iris de “homem público exemplar”. O ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles também se manifestou. “Arregaçou as mangas e mudou a face do estado. Vai-se um pai, um mestre, um querido amigo e um líder. Fica o legado de uma vida de paixão e luta pelo cidadão goiano.”

O governador do DF, Ibaneis Rocha, também do MDB, disse que o “Brasil perde um político que sempre procurou estar ao lado do povo mais humilde. Iris Rezende foi um exemplo para todos. Marcou sua sua trajetória com grandes realizações, mas principalmente como exemplo de homem público. O MDB, especialmente, perde um de seus mais queridos quadros, mas manterá seu legado de político honesto, comprometido com as causas populares e grande capacidade administrativa.”

Fonte: r7

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vZDZvanc5c3Q4OW8zby5jbG91ZGZyb250Lm5ldC9CUkdhbGxlcnkvaW5kZXgucGhwL3BsYXllci92aWV3L2VsZWdhbnRlMTsxNzc7NTk7WkRNMmJuSXdkVE40YldNMGJXMHVZMnh2ZFdSbWNtOXVkQzV1WlhRdmFXNWtaWGd1Y0dod0wyRndhUzl6ZEhKbFlXMXBibWN2YzNSaGRIVnpMemd5T0RBdk16Y3lNV1pqT0dGak5UQTROamhtWVRBNU9UbGlNalEzTUdVeFpEaGpZelF2YzJWeWRtbGtiM0l6Tmk1aWNteHZaMmxqTG1OdmJRPT07ZmFsc2UiIGJvcmRlcj0iMCIgc2Nyb2xsaW5nPSJubyIgZnJhbWVib3JkZXI9IjAiIGFsbG93VHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBzdHlsZT0iYmFja2dyb3VuZC1jb2xvcjogbm9uZTsiIHdpZHRoPSIxNzciIGhlaWdodD0iNTkiPjwvaWZyYW1lPg==
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos