Desconto de 3% para quitar IPVA à vista vale a pena – Comando VP
Início » Brasil » Desconto de 3% para quitar IPVA à vista vale a pena

Desconto de 3% para quitar IPVA à vista vale a pena

O IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) é uma das contas que estão na lista dos gastos extras da maioria dos brasileiros no início do ano. Os proprietários podem pagar o tributo em um pagamento à vista, em janeiro com desconto de 3%, à vista sem desconto, em fevereiro, ou em até três vezes.

“Com a queda da Selic [taxa básica de juros que está em 4,5% ao ano], se a pessoa optar por investir o dinheiro do pagamento total do IPVA e fazer quitação parcelada, não ganhará nada ou terá poucos rendimentos. Por que correr o risco de assumir outros compromissos e ter dificuldade para pagar depois?”, questiona Teixeira.

Para os donos de veículos que estão com o orçamento apertado, o ideal é optar pelo parcelamento para não precisar entrar no cheque especial, por exemplo.

“Quem não é muito organizado com as finanças e dispuser do dinheiro para o pagamento à vista, faça. Vale a pena pagar logo e não correr o risco de esquecer de agendar a data ou de programar o débito no banco e acabar usando o limite do cheque especial”, orienta o economista.

A educadora financeira Teresa Taya também defende o pagamento à vista como melhor opção. “Se o dono do veículo tem dinheiro disponível, além da reserva de emergência, o pagamento à vista vale a pena. Só não é indicado usar o desconto e ficar sem reserva de emergência”, alerta.

Teresa destaca que é um perigo ficar sem uma reserva de emergência porque qualquer linha de crédito, seja cheque especial ou cartão de crédito, supera os ganhos do desconto concedido.

A educadora financeira também orienta o dono de veículo a refletir sobre suas escolhas.

“Bote na ponta do lápis todos os gastos que o carro gera: IPVA, seguro, combustível, estacionamento, multas, manutenção etc. Está valendo mais a pena do que usar alternativas de transporte? Lembre-se que nos acostumamos a ter ao invés de usufruir.”

Confira o calendário de pagamento.

Fonte: r7

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis