Crianças têm menos acesso ao tratamento para o HIV – Comando VP
Início » Mundo » Crianças têm menos acesso ao tratamento para o HIV

Crianças têm menos acesso ao tratamento para o HIV

Uma criança ou jovem com menos de 20 anos foi infectado com HIV a cada 100 segundos em 2019: foram 320 mil infecções nessa faixa etária, de acordo com relatório publicado pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) na última quarta-feira (25-11-2020). Com isso, o total de crianças vivendo com o vírus que causa a Aids subiu para 2,8 milhões em todo o mundo.

Crianças são menos contempladas por ações de prevenção e tratamento em comparação com outras faixas etárias. No ano passado, quase metade das crianças não receberam antirretrovirais e 110 mil morreram de Aids. O acesso ao tratamento subiu para 62% entre todos os adultos.

As diferenças regionais derrubam ainda mais essa porcentagem em alguns países. Ainda conforme o relatório, no Oriente Médio e Norte da África, por exemplo, 81% dos soropositivos infantis recebem terapia antirretroviral. Já na América Latina e Caribe, a porcentagem cai para 46% e África Ocidental e Central para 32%.

“Mesmo enquanto o mundo luta em meio a uma pandemia global em curso, centenas de milhares de crianças continuam a sofrer os estragos da epidemia de HIV”, alertou em comunicado Henrietta Fore, diretora-executiva do Unicef.

Segundo ela, esses números são antes “da covid-19 interromper os serviços vitais de tratamento e prevenção do HIV, colocando inúmeras vidas em risco”.

De acordo com o órgão da ONU, a pandemia intensificou as desigualdades no acesso a serviços de HIV que salvam vidas de crianças, adolescentes e mães grávidas em todo o mundo.

Dados do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), citados no relatório, mostram o impacto das medidas de restrição adotadas para conter o avanço do novo coronavírus nessa área.

Nos meses de abril e maio, período que coincide com o pico de ações  para controlar a covid-19, o tratamento pediátrico do HIV e o teste de carga viral em crianças caíram entre 50 e 70% em alguns países. Já o início de novo tratamento teve uma queda entre 25% e 50%.

Fonte: r7

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos