Colunista: a propósito do acordo de não persecução penal contemplado no artigo 28-A do “Pacote Anticrime ” – Comando VP
Início » Destaque » Colunista: a propósito do acordo de não persecução penal contemplado no artigo 28-A do “Pacote Anticrime ”

Colunista: a propósito do acordo de não persecução penal contemplado no artigo 28-A do “Pacote Anticrime ”

Com a edição da Lei 13.964, de 24 de dezembro de 2019, o denominado pacote anticrime, entrou em vigor o art. 28-A, que cuida do acordo de não persecução penal. Não sendo caso de arquivamento e tendo o investigado confessado formal e circunstancialmente a prática de infração penal sem violência ou grave ameaça e com pena mínima inferior a 4 anos, o Ministério Público poderá, antes de oferecida a denúncia, propor acordo de não persecução penal, desde que necessário e suficiente para reprovação e prevenção do crime, mediante a reparação do dano ou restituição de coisa à vítima, prestação de serviços à comunidade, pagamento de prestação pecuniária, cumprimento, por prazo determinado, de outras condições impostas pelo MP. Assim, criou-se um novo instituto de despenalização, nos mesmos moldes da suspensão condicional da execução da pena (sursis), transação penal e suspensão condicional do processo. Descumprido o acordo homologado antes do oferecimento da denúncia, em audiência destinada a essa finalidade o acusado ficará submetido ao cumprimento das condições impostas até o seu integral cumprimento. Se o investigado/acusado não cumpri-las, o acordo de não persecução penal será rescindido e o Ministério Público oferecerá denúncia, reabrindo-se a instrução processual penal, para a produção de provas, documentais e testemunhais, conforme a hipótese. O autor é advogado criminalista, Mestre em Direito Penal pela PUC/SP, professor de Direito Penal e Processual Penal pela ESA/SP, autor de livros.

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis