Início » Destaque » Bancos e cooperativas de crédito aumentam ações de combate e prevenção a crimes financeiros

Bancos e cooperativas de crédito aumentam ações de combate e prevenção a crimes financeiros

Banco Central anuncia nova funcionalidade que possibilitará identificar criminosos que utilizam Pix em seus golpes e fraudes

As fraudes e os golpes financeiros atingem pessoas de todas as idades, gêneros, escolaridade e localidades. Levantamento feito com base em dados do Banco Central mostra que nos três primeiros meses de 2023 foram registradas 2,8 mil tentativas de fraudes financeiras em canais eletrônicos a cada minuto no Brasil.

São diversos tipos de tentativas de crimes financeiros. Ligações de “atendentes” bancários solicitando confirmação dos dados pessoais, mensagem por whatsapp ou sms solicitando Pix ou transferências e até oferta de ajuda de estranhos nos postos de autoatendimento são algumas das modalidades utilizadas pelos criminosos.

“Infelizmente os criminosos se aproveitam das novas ferramentas, da ingenuidade ou boa fé das pessoas para praticar fraudes e golpes”, alerta o presidente do Sicoob Crediacisc, Marcos Martinelli. Por isso, segundo ele, além de aprimorar as ferramentas de segurança, é fundamental que todas as pessoas se informem e se mantenham atualizadas sobre a possibilidade do crime. “O cooperado ou o correntista é o principal aliado do sistema financeiro contra os golpes”, observa.

Os bancos públicos e privados, assim como as cooperativas de crédito, sobretudo às ligadas ao Sicoob, estão investindo em segurança, mas também em comunicação e propaganda para alertar sobre os tipos de golpe e como proceder em cada caso. “O Sicoob, por exemplo, aprimorou o nosso APP”, conta Martinelli. O aplicativo da cooperativa identifica se ele foi acessado durante uma chamada telefônica e emite um sinal para alertar a possibilidade de golpe.

“Quando as pessoas relatam como caíram nos golpes percebemos que foi um segundo de desatenção. O golpista age de forma a conduzir a pessoa a não pensar direito sobre o procedimento”, detalha Martinelli. Para o presidente do Sicoob Crediacisc, infelizmente é preciso ficar atento o tempo todo e desconfiar de qualquer solicitação de Pix, transferência ou outra operação via mensagem, telefonema ou atitude inesperada.

Segundo o Banco Central do Brasil, a partir do dia 1º de setembro, o combate e prevenção de fraudes, golpes e crimes via Pix será mais efetivo. Polícias, Ministério Público e demais entes públicos poderão consultar dados cadastrais vinculados às chaves Pix de usuários que estejam sob investigação. Essa medida deve facilitar a identificação de usuários que utilizam o Pix para cometer crimes.

As autoridades terão acesso a dados cadastrais vinculados às chaves Pix, como nome do usuário, CPF/CNPJ, chaves cadastradas, instituição de relacionamento, número da agência e da conta, tipo da conta, data de criação da chave e da abertura da conta, entre outros. O BC garante que a novidade não representa qualquer interferência do poder público nas informações privadas dos usuários.

“Essa nova funcionalidade do Banco Central deve ajudar a inibir o número de crimes financeiros, pelo menos essa é nossa esperança, mas enquanto isso, a melhor ferramenta é a conscientização de todos os usuários. Vamos seguir informando e prevenindo nossos cooperados e torcer para que todas as unidades do sistema financeiro façam o mesmo”, ressalta Martinelli.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
- Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+