Aulas presenciais podem ter triagem e rodízio de alunos – Comando VP
Início » Brasil » Aulas presenciais podem ter triagem e rodízio de alunos

Aulas presenciais podem ter triagem e rodízio de alunos

Escolas estão se preparando para o retorno às aulas presenciais no próximo semestre. Ainda não há uma data definida, mas gestores da área de educação e as famílias já começam a quebrar a cabeça para se organizar para o “novo normal”.

A Fenep (Federação Nacional das Escolas Particulares) pede que as instituições privadas voltem antes que as públicas. O argumento é de que a rede particular teria mais condições de se adequar às condições de higiene exigidas para evitar a contaminação com o novo coronavírus.

Os donos de escolas particulares pressionam as secretarias para a liberação do retorno de alunos, mesmo que em esquema de rodízio, principalmente os do terceiro ano do ensino médio por conta do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e da educação infantil.

Em São Paulo, o governador João Doria anunciou durante uma coletiva de imprensa que a Secretaria Estadual de Educação divulgará um novo calendário escolar na próxima semana, no dia 24 de junho. Na próxima quarta-feira, o secretário de Educação, Rossieli Soares, deve apresentar um cronograma para o retorno das atividades escolares presenciais no Estado.

No entanto, Doria adiantou que a retomada será lenta e está prevista para a última etapa do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. Embora o foco seja a rede pública, a Secretaria orienta que a rede particular considere o mesmo calendário.

Até o momento, de concreto, o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) divulgou uma cartilha com orientações para o retorno escolar sugerindo um número restrito de alunos por dia e na retomada com atenção especial à higienização, álcool em gel, uso de máscaras, criação de corredores para evitar aglomeração. O documento também prevê que as escolas deverão adaptar a carga horária, com reposição aos sábados ou até com a prorrogação do calendário escolar.

A cartilha também tem como foco a rede pública, mas influencia diretamente as decisões na rede privada.

Juliana Diniz, diretora pedagógica da Saber, que reúne 22 escolas e 32 mil alunos pelo Brasil, afirma que o grupo já organizou um plano de ação para o retorno. “A responsabilidade é muito grande porque estamos lidando com a saúde das crianças e dos profissionais”, diz. A escola elaborou um programa de retomada que estabelece medidas de segurança e higiene.

Além da higienização constante dos ambientes, antes do retorno, os alunos deverão passar por uma triagem com declaração de saúde e, aqueles que comparecerem ao colégio, terão controle de temperatura. O rodízio de alunos deverá ser realizado após uma pesquisa com os pais.

“Aqueles que não se sentirem à vontade poderão deixar as crianças em casa e após a pesquisa de intenção saberemos quantos alunos estarão presentes na escola”, explica. Só então, com números em mãos, que serão estabelecidos os critérios para o rodízio em sala de aula.

Para a pedagoga Isabel Farah Schwartzman as escolas precisam, em primeiro lugar, acolher as crianças. “Nesse período em casa, muitos perderam pessoas queridas ou renda, todo o aprendizado passa pelo emocional, mais que conteúdo, é hora de conversar e, principalmente, ouvir.”

“Muito importante tratar temas como medo, insegurança e luto, seja em rodas de conversa ou por meio de textos”, observa Juliana. “A saúde emocional é uma das prioridades.”

Outro ponto que tem preocupado pais e educadores é o nível de aprendizagem. O que ficou registrado neste período de aulas online? Possível que haja desigualdade entre os estudantes.

“Será um recomeço, o mais importante agora é pensar onde quero chegar, não será possível recuperar o conteúdo de um ano em seis meses, no entanto, apesar da situação ser muito grave, esse tempo permitiu repensar o ensino e acredito que teremos alunos mais autônomos.”

Fonte: r7

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
Classificadao grátis