Após as baixas temperaturas registradas na madrugada desta quarta-feira (25/6), carros amanheceram congelados em Cajamar, na Grande São Paulo; entre eles, viaturas da Polícia Militar.
Um vídeo registrado por um cabo da PM da cidade mostra uma das viaturas estacionadas no pátio da corporação coberta de gelo. Outras imagens de carros estacionados ao ar livre registraram o exterior dos veículos congelado.
Não foram só os carros que sofreram com o frio na cidade. Nesta manhã, a grama das margens da Rodovia Anhanguera (SP-330), no km 37, também amanheceu branca, repleta de gelo.
A Prefeitura de Cajamar, por meio da Coordenadoria Municipal Defesa Civil, já havia informado que havia a previsão de chuvas e queda acentuada de temperatura entre essa terça (24/6) e quarta-feira no município, com possibilidade de atingir 4°C. O alerta foi emitido na segunda-feira (23/6), após a passagem de uma frente fria que provocou pancadas de chuva e rajadas de vento já no início da tarde.
A Defesa Civil orienta os moradores a adotarem medidas preventivas para se protegerem do frio intenso, como reforçar agasalhos, evitar exposição prolongada ao ar livre e manter atenção especial com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Em casos de emergência, a Defesa Civil de Cajamar pode ser acionada pelo telefone (11) 4446-0199.
Grama às margens da rodovia Anhanguera
Até -2,4ºC em SP
Seis municípios do estado de São Paulo registraram temperaturas mínimas negativas durante a madrugada desta quarta-feira (25/6). Foram elas: Corumbataí, com -2,4ºC; Itararé, com -2,3ºC; Manduri, com -1,6ºC; Registro, com -0,9ºC; Assis, com -0,7ºC; e Iepê, com -0,1ºC.
Outras estações
- Piratininga zerou os termômetros.
- Campos do Jordão registrou 0,5ºC.
- São Miguel Arcanjo e Borborema registraram 0,6°C.
- Ariranha teve 0,7°C.
- Ituverava registrou 1,2°C.
- Barueri teve 3,0°C.
- Peruíbe marcou 7,8°C.
- Bertioga registrou 10,7°C.
- A mínima mais alta foi em Valparaíso, com 14,2°C.
- A rede de estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo apontou temperatura média de 6ºC durante a madrugada.
- A estação Parelheiros-Rodoanel, no extremo sul, registrou -0,3ºC. Perus, na zona norte, registrou 1,8ºC.
- A Defesa Civil aponta que as temperaturas desta madrugada não superam os recordes históricos do estado. Segundo a pasta, a temperatura mais baixa já registrada na capital foi de −3,2°C, em 1918. Campos do Jordão bateu −7,3°C em 1979.
- O Mirante de Santana, localizado na capital, teve registro recorde de 0,8°C, em 1994. E, mais recentemente, em 27 de agosto de 2024, Parelheiros/Marsilac chegou a registrar −1,7°C.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.