Início » Brasil » Veja o momento que Baptista Jr. confirma ordem de prisão de Freire Gomes a Bolsonaro
Fonte: https://www.metropoles.com/

Veja o momento que Baptista Jr. confirma ordem de prisão de Freire Gomes a Bolsonaro

Após o término das audiências de testemunhas de acusação e defesa em ação penal que apura suposta trama golpista, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou os vídeos dos depoimentos. Em um deles, é possível ver o momento em que o ex-comandante da Aeronáutica Carlos de Almeida Baptista Junior confirma que o ex-comandante do Exército general Freire Gomes ameaçou prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), caso ele insistisse em aplicar a Garantia da Lei e Ordem (GLO) e uma “minuta do golpe” para tentar reverter uma derrota eleitoral.

Freire Gomes havia negado a declaração também em oitiva no STF, no dia 19 de maio, mas Baptista, no dia 21, voltou a dizer que a conversa aconteceu em reunião no Palácio do Planalto.

O brigadeiro do ar ressaltou ao STF ter ficado desconfortável com a maneira como era colocada a possibilidade de aplicação da GLO pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele ressaltou que, em momento algum, ficou colocado que o objetivo era um golpe de Estado, mas que os comandantes “começaram a imaginar que a GLO não era para manter a paz social”.

Baptista Jr. tinha relatado à Polícia Federal o desconforto de Freire Gomes na reunião com Bolsonaro. Na primeira audiência das testemunhas de acusação do chamado núcleo 1 da trama golpista, Freire Gomes negou a voz de prisão. Baptista, então, ao STF, reafirmou o posicionamento. Ressaltou que Freire Gomes afirmou a Bolsonaro: “Se o sr. fizer isso, terei que te prender”.

Gonet perguntou: “Há no seu depoimento uma declaração sobre uma ordem de prisão de Freire Gomes para prender Bolsonaro. O sr. confirma?”.

Baptista respondeu: “Confirmo, sim. O sr. general Freire Gomes é uma pessoa polida, educada, não falou essa frase com agressividade, mas colocou exatamente isso: ‘Se o sr. fizer isso, terei que te prender’”.

Sobre a reunião em que houve o recado da prisão, Baptista ainda confirmou que aconteceu “em novembro, possivelmente entre os dias 1º e 14 de novembro. No salão do Alvorada, ficávamos no sofá. Eu, Paulo Sérgio, Almirante Garnier. Não me lembro de civis na reunião”.

Testemunha

Baptista Júnior prestou depoimento como testemunha de acusação convocada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para depor em ação penal que analisa suposta trama golpista do chamado núcleo 1, grupo do qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) faz parte.

Teor da reunião

Durante a reunião da apresentação da “minuta do golpe”, o ex-comandante da Aeronáutica teria questionado o ministro da Defesa se a documentação previa a “não assunção do cargo pelo novo presidente eleito?”. Oliveira teria ficado em silêncio.

Com a falta de respostas, Baptista Júnior entendeu que haveria uma ordem que impediria a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Dessa forma, ele se negou a sequer receber a “minuta do golpe”, reforçando que a Força Aérea do Brasil (FAB) “não admitiria tal hipótese [golpe de Estado]”.

A recusa dos comandantes do Exército e da Aeronáutica em assinar a “minuta do golpe”, redigida, ajustada e “enxugada” por Bolsonaro, segundo a PF, marcou a frustração do plano.

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+