A Venezuela tem eleições gerais neste domingo (28), quando mais de 20 milhões de eleitores decidem se continuam com a gestão do atual presidente, Nicolás Maduro, ou se optam pelo oposicionista Edmundo González Urrutia. Apesar do quantitativo de pessoas cadastradas, milhões de venezuelanos estão fora do país e menos de 70 mil destes estão cadastrados para votar.
Para quem está na Venezuela, a votação vai começar às 6 da manhã e terminar às 18h, sempre no horário local. Segundo informações das autoridades locais, o horário pode ser estendido, caso haja eleitores na fila para votar. A previsão é de que os resultados sejam divulgados às 2 da manhã do dia seguinte, a próxima segunda-feira (29).
Embora o sistema funcione com uma urna eletrônica, o voto é impresso ao final do processo e depositado em um cofre de papel. As urnas venezuelanas funcionam de maneira diferente das brasileiras. Uma tela é apresentada aos eleitores com as fotos dos candidatos e é preciso selecionar a foto.
Cada candidato pode aparecer mais de uma vez na tela, a depender de quantos partidos o apoiam. O atual presidente, Nicolás Maduro, aparecerá 13 vezes, uma vez que a coligação a que ele pertence tem esse número de legendas. Já Edmundo González Urrutia aparecerá três vezes.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.