A Semana Nacional de Trânsito é celebrada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os anos o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) escolhe um tema como pano de fundo para as ações e, deste ano foi “Juntos salvamos vidas”. A ideia é envolver toda a sociedade na reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo para que todos os condutores, ciclistas, pedestres e passageiros optem por um trânsito mais seguro.
Pensando nisso, o secretário Municipal de Educação e Cultura, Alexandre Moraes Gaspar, relatou que o tema foi trabalhado em todas as escolas municipais, de forma interdisciplinar entre os professores regentes (PEB I) e professores especialistas de Educação Física, Música e Informática.
Durante todo o mês foram desenvolvidas atividades sobre a história do trânsito no Brasil por meio de ditados, caça palavras, jogo da memória explorando as placas de trânsito, entre outros.“ É preciso sensibilizar e educar as crianças para que elas possam entender o que é o trânsito e consigam absorver o que é certo e o que é errado. A escola é um lugar propício para desenvolver essa consciência. Os professores possuem papel fundamental na tarefa de sensibilização da consciência, afinal, os alunos são agentes multiplicadores, ou seja, repassam os conhecimentos para a família e vizinhos. Desta forma, aproveitamos o tema para desenvolver atividades nesse sentido”, detalhou.
O prefeito José Luiz Parella, aproveitou a oportunidade para salientar a importância do desenvolvimento da referida temática na escola. “A segurança no trânsito é um tema relevante, e desenvolvê-lo na escola pode fazer toda a diferença para um trânsito mais seguro, pois as crianças de hoje serão os jovens e adultos do futuro. Por meio dos nossos alunos, agentes multiplicadores, é possível alcançar a comunidade e despertar a reflexão sobre a responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro.Vale ressaltar que “Educar para o trânsito é um compromisso de todos os educadores, sensibilizando os discentes quanto à valorização da vida” destacou o gestor.
Para finalizar o secretário de Educação e Cultura agradeceu a equipe de educação e a Guarda Civil Municipal de Ibaté. “Não poderia deixar de ressaltar o envolvimento de todos da Rede Municipal de Ensino, que estão fazendo um excelente trabalho com alunos. A Guarda Civil Municipal também teve papel importante nas ações desenvolvidas, compartilhando conhecimentos e dando suporte e segurança para que todas as atividades fossem realizadas”, concluiu.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.