Com 2.035 casos da doença em menos de dois meses, três mortes confirmadas e outras quatro mortes suspeitas, a Secretaria de Saúde anunciou nesta quarta-feira (27) que irá retomar o ‘fumacê’ pelas ruas da cidade como forma de matar os mosquitos adultos e reduzir a transmissão da dengue.
Para isso, uma viatura equipada com dois termonebulizadores (um apontado para cada lado da rua) irá espalhar o inseticida, que se transforma em nuvem de fumaça e entra nas residências.
Antes da viatura passar o ‘fumacê’, agentes da Vigilância Epidemiológica irão entrar nas casas para retirar criadouros do Aedes aegypti, já que as larvas não são mortas pelo inseticida — apenas o mosquito já adulto.
O trabalho será precedido de ampla divulgação por parte da Secretaria de Comunicação por meio de reportagens e carros de som, que irão informar à população quais os locais exatos por onde o ‘fumacê’ estará passando.
Ação também exigirá colaboração e cuidados por parte da população. No momento em que a viatura passar pela rua (no final da tarde, das 17h às 21h), as portas e janelas das residências deverão ser abertas para que a fumaça com o inseticida tenha acesso a todos os cômodos e mate os mosquitos. Além disso, os moradores e animais de estimação deverão se dirigir aos fundos da casa.
A Vigilância Epidemiológica ainda faz uma série de recomendações: alimentos devem ser acondicionados em recipientes próprios com tampa; gaiolas de pássaros devem ser cobertas; entrada de caixas de abelhas devem ser vedadas por 24 horas; roupas devem ser retiradas dos varais e veículos devem ser retirados das ruas; e, após a aplicação, água e alimentos dos animais domésticos devem ser trocados.
Segundo a Secretaria de Saúde, o ‘fumacê’ não havia sido adotado ainda por duas razões. Uma delas é que os equipamentos e o inseticida precisaram ser adquiridos pela Vigilância Epidemiológica, que aguardava a entrega dos produtos. Além disso, a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) determina que o método seja executado apenas quando a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) atinja o índice 5 durante oito meses seguidos, o que não é o caso de Araraquara. Porém, mesmo assim, a Prefeitura tomou a decisão de adotar o ‘fumacê’, devido à gravidade da situação.
Além do ‘fumacê’ e dos mutirões de limpeza aos sábados, a Prefeitura intensificou as notificações e multas nos locais em que podem se proliferar criadouros e ampliou o acolhimento ambulatorial a pacientes que possivelmente tenham contraído a dengue.
O primeiro Polo de Atendimento à Dengue foi aberto no Cear no início do mês, funcionando diariamente das 7h às 17h. Na última segunda-feira (25), outro polo entrou em funcionamento: na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 2310, no Centro. O novo local funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 7h às 20h.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.