Brasília/DF – Um indivíduo brasileiro de 44 anos foi preso na data de hoje na cidade de São Carlos/SP no âmbito da operação de enfrentamento ao terrorismo denominada Machete. O estudante de engenharia de matérias da USP
A ação de hoje, resultante do monitoramento ativo da Polícia Federal quanto a ameaças extremistas, teve por objetivo obter elementos de prova da participação desse brasileiro na administração de uma plataforma online de radicalização e recrutamento em prol da organização terrorista Estado Islâmico. O espaço online era voltado ao público brasileiro e vinha sendo empregado com a finalidade recrutar brasileiros, promover organizações terroristas e compartilhar material de doutrinação extremista, manuais de guerrilha, produção e emprego de dispositivos explosivos improvisados.
O indivíduo preso defendia o estabelecimento de um Califado no Brasil e na América Latina e incentivava apoiadores a realizarem o juramento de fidelidade ao Estado Islâmico, a chamada Bay’ah.
A busca realizada na residência do indivíduo logrou apreender materiais que comprovam o as ligações do investigado com o estado islâmico, além de simulacros de armas, um facão e produtos químicos precursores para confecção de explosivos
Operação Machete
O nome da operação é uma referência à palavra facão em espanhol, já que o principal investigado já havia sido impedido de ingressar o Paraguai em 2022, quando tentou cruzar a Ponte da Amizade portanto um facão com inscrições em árabe de trechos do Alcorão comumente utilizados por terroristas que professam uma visão violenta e distorcida do Islã.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.