A Moringa oleífera, conhecida como marango, bem, pilão árvore ou apenas moringa, é uma árvore originária do nordeste da Índia, entretanto, também é encontrada em toda Ásia e América Central. Apresenta importância econômica grande, pois tem aplicação industrial, além de ser utilizada como planta fitoterápica.
Moringa: benefícios
A planta moringa é fonte de proteínas, aminoácidos, vitamina C, carotenoides e minerais, como cálcio e ferro. Diversos estudos mostram que a moringa tem alto valor nutricional no que diz respeito às vitaminas e minerais, oferecendo mais vitamina A do que a cenoura, maior quantidade de vitamina C comparada à laranja, mais ferro do que o espinafre e mais potássio do que a banana. Também é um dos vegetais mais ricos em proteínas.
Por apresentar crescimento rápido e ser resistente à seca, a moringa planta é apontada como um importante alimento para combater a fome e desnutrição, especialmente em regiões do deserto africano.
A moringa planta medicinal tem propriedade bactericida, expectorante, diurética, estimulante, vermífuga e tônica. Pode ser indicada para ser coadjuvante no tratamento de diversos males, como:
Dor de cabeça
Hemorroida
Dor de garganta
Febre
Irritação gastrointestinal
Fadiga crônica
Inflamações
Outros benefícios da moringa podem ser observados, pois ela possui compostos antioxidantes, que ajudam a renovar e protege células epiteliais dos órgãos sexuais e do cérebro. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Moringa no tratamento de água
O óleo da semente de moringa é utilizado para diminuir a turbidez da água. Sua propriedade coagulante faz com que sedimentos e bactérias presentes na água se depositem no fundo, tornando a água límpida e potável. Alguns estudos apontam que o óleo de moringa é capaz de eliminar até 99% das bactérias da água.
Moringa: como usar
Da planta de moringa as partes mais utilizadas são as folhas, vagens e sementes. As folhas são indicadas para o preparo de chás, sucos e vitaminas, enquanto as vagens e semente de moringa podem ser consumidas cozidas e servidas como feijão ou saladas e tabules. Também é possível encontrar cápsulas de moringa.
Chá de Moringa
Umas das formas mais comuns de consumir a moringa é o chá. Para preparar o chá de moringa, coloque uma colher de sopa da erva em uma xícara e acrescente 200ml de água quente. Deixe em infusão por 3 minutos e consuma a seguir, de preferência sem adoçar.
Contraindicações da Moringa:
O consumo excessivo da moringa pode causar toxicidade de algumas vitaminas, por isso, o ideal é que seu consumo seja feito com a orientação de um médico ou nutricionista.
Benefícios da Moringa Oleífera:
Combate desnutrição e anemia, reduz o colesterol, pode baixar os níveis de glicose, fortalece os ossos e músculos, pode ajudar as articulações com nutrientes anti-inflamatórios, ativar as funções cerebrais e trazer mais energia.
A combinação da presença de diuréticos juntamente com os componentes lipídicos e de redução da pressão arterial tornam a moringa oleífera altamente útil em doenças cardiovasculares.
Os extratos aquosos e alcoólicos de flores de moringa oleífera também mostraram ter um efeito hepatoprotetor significativo, ou seja, muito benéfico para o fígado, o que pode ser devido à presença de quercetina, um flavonoide bem conhecido com atividade hepato-protetora.
As raízes de moringa oleífera têm atividade antibacteriana e são relatadas como ricas em agentes antimicrobianos. Estes efeitos são relatados para conter um princípio antibiótico ativo, a pterigospermina, que tem poderosos efeitos antibacterianos e fungicidas.
Moringa Oleífera e Hipertiroidismo : Extratos aquosos de folhas de Moringa oleífera regularam o hormônio tireoidiano e podem ser usados para tratar o hipertireoidismo, além de exibirem efeito antioxidante.
Composição
As folhas de Moringa oleifera têm todos os aminoácidos essenciais, gorduras benéficas e óleos ômega. Moringa tem quantidades ricas de cálcio, ferro e muitos outros minerais vitais, bem como uma grande variedade e grandes quantidades de vitaminas, antioxidantes e sustâncias anti-inflamatórias, mas muito poucas calorias anexadas.
Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.
Minerais presentes: Cromo, Cobre, Fósforo, Ferro, Magnésio, Manganês, Potássio, Selênio e Zinco.
Forma de Consumo da Moringa Oleífera
Este alimento pode ser utilizado na forma de chá, misturado com sucos, refogados e pode ser incluído em várias receitas de massas, sopas e tapiocas.
Flávia Guerreiro Ruiz CRF. 45105
Farmacêutica
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.