A Guarda Municipal e o Conselho Tutelar apreenderam na tarde desta quarta-feira (12), duas crianças que estavam vendendo pano de pratos, na Praça Maria Aparecida Resitano (Praça do Mercado Municipal).
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, a GM tinha recebido várias denúncias de crianças vendendo produtos na cidade.
Por volta de 17h, a Guarda Municipal localizou os dois meninos, um de 10 e outro de 14 anos. A abordagem contou com o apoio do Conselho Tutelar. Segundo apurado, os garotos são de Araraquara e vieram para a cidade no início da manhã e só iriam embora à noite. Os garotos tentaram falar com o homem que tinha realizado o transporte, mas por telefone, ele informou que só estaria na cidade às 21h.
O diretor de Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, disse que a GM já estava procurando as crianças. “Somente assim poderemos chegar aos responsáveis que exploram esses meninos. A continuidade da exploração do trabalho infantil pode alimentar um ciclo difícil de quebrar”, ressalta Gardini.
A ocorrência foi registrada na DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Eles contaram para a Delegada, Denise Gobbe Szakal, que receberiam metade do valor da venda, no caso de vender todos os panos de prato, ganhariam R$ 90,00.
A ocorrência foi registrada como “condição análoga ao trabalho escravo”. Os meninos ficaram sob responsabilidade do Conselho Tutelar de Araraquara.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.