Faz pelo menos três meses que você ouve falar do novo coronavírus, que provoca a covid-19. Você tem ideia de como esse vírus, o SARS-CoV-2, é visualmente? O estúdio especializado em visualisações biomédicas Visual Science desenhou, com a ajuda de computadores, a versão mais detalhada e cientificamente precisa do novo coronavírus, que mede 1/1000 de um fio de cabelo.
Os designers conseguiram “dar cara” ao vírus que provoca a doença com base nas pesquisas mais recentes sobre a estrutura dele, feita por virologistas envolvidos nas pesquisas para mapeá-lo – veja fotos e assista ao vídeo abaixo.
O estúdio usou as mesmas técnicas de bioinformática estrutural usadas na pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos para acabar com esse vírus. Antes do novo coronavírus, o estúdio tinha mapeado e desenhado com precisão os modelos de vírus do HIV, influenza A/H1N1, Ebola, papiloma e zika.
Nessas imagens do novo coronavírus, as cores mais vibrantes ou brilhantes mostram as proteínas codificadas pelo genoma viral. Já os tons de cinza correspondem às estruturas retiradas pelo vírus da célula hospedeira, no caso, células humanas saudáveis. “Assim, enfatizamos a natureza parasitária e não autônoma dos vírus”, destaca o estúdio.
Fonte e fotos : r7
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.