Na manhã desta segunda-feira (22), o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Elton Carvalho (PSB), e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, Antônio Valério Morillas Junior (Bezinho), junto com outros representantes da instituição, reuniram-se para discutir diversos assuntos de extrema relevância para a saúde pública da cidade.
Na pauta, foram tratados assuntos como a escassez de leitos direcionados à UTI; alteração na quantidade de cirurgias eletivas; manutenções em equipamentos de videolaparoscopia e câmara hiperbárica; efeitos adversos do possível contingenciamento do orçamento previsto para a saúde pública do município.
“Temos recebidos muitas denúncias de munícipes e, como já é hábito em nosso gabinete, sempre buscamos obter uma visão macro e aprofundar nosso conhecimento nas especificidades que envolvem as denúncias”, explicou o parlamentar. “Como representantes legitimamente eleitos pela população, temos a obrigação de fiscalizar, entender e buscar soluções para os problemas que surgem em nossa cidade”, complementou.
FALTA DE VAGAS NA UTI – De acordo com o provedor, explicou Elton, existe um déficit de leitos no município, visto que, além de atender a cidade de São Carlos a Santa Casa atende também a região. O provedor enfatizou que em 2015, o Governo do Estado chegou a publicar no diário oficial a liberação do valor de R$ 1,3 milhão para a construção de mais leitos conforme preconizado no processo nº 001/0203/001.596/2015, no entanto, a verba não chegou aos cofres da Santa Casa.
CIRURGIAS ELETIVAS – O vereador questionou se houve redução de cirurgias eletivas e, representantes da Santa Casa confirmaram que sim, no entanto, a variação foi distribuída por especialidades sendo que, em algumas situações foram reduzidas de 8 para 6 cirurgias mensalmente. “Irei oficiar a Prefeitura e a Santa Casa solicitando informações sobre a relação de cirurgias eletivas, fila e tempo de espera”, afirmou Elton Carvalho.
MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS – Respondendo aos questionamentos do parlamentar, o Dr. Jose Carlos Bonjorno Junior, médico responsável pelas cirurgias, explicou que o equipamento de videolaparoscopia está funcionando com restrições, principalmente quando se trata de cirurgia de alta complexidade e maior risco. No entanto, as cirurgias complexas estão suspensas por falta de materiais cirúrgicos.
“Pedi agilidade neste processo de compra, visto que, as pessoas estão com dores e precisam fazer essas cirurgias com urgência e que, esta situação vêm se arrastando por meses”, enfatizou o vereador.
Ao término da reunião, houve consenso entre os representantes da Santa Casa e o parlamentar sobre o fato de que um possível contingenciamento no orçamento da saúde seria catastrófico e que, se persistir a escassez de leitos para a UTI, a situação pode se agravar e até mesmo, vidas serem ceifadas por conta desta gravíssima situação. “Buscarei junto ao governo do Estado mais informações a respeito da publicação no diário oficial sobre a verba carimbada para ampliação do número de leitos e junto ao governo federal recursos para auxiliar a amenizar de alguma forma a atual e deplorável situação”, ratificou o parlamentar.
“Não podemos assistir uma situação gravíssima dessas sem fazer nada”, ressaltou Elton. “Número de leitos escassos, cirurgias eletivas reduzindo o que, consequentemente aumentam as filas de cirurgias e exames especializados, equipamentos a mais de meses sem concerto, impactando negativamente a qualidade de vida da população. É muito triste”, lamentou. “Temos que agir. Temos que nos mobilizar em busca de melhorias. E faremos isto”, finalizou.
Legenda:
Vereador Elton Carvalho, preocupado com a saúde pública na cidade, reuniu-se com o provedor da Santa Casa (fotos: assessoria do vereador)
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.