Com o objetivo de conscientizar toda a população, a Secretaria Municipal de Promoção e Bem-Estar Social realiza durante essa semana, ações de conscientização e prevenção para celebrar e chamar a atenção sobre o ‘18 de maio – Dia do Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.
Adriana Adegas Martinelli, responsável pela Assistência Social, enfatiza que as atividades fazem parte da Campanha “Faça Bonito”, do Governo Federal, que tem como objetivo destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
“Entre os dias 18 e 21 de maio serão realizadas ações com o objetivo de proporcionar reflexões sobre o assunto, bem como, a importância de todos serem agentes de proteção quando for identificado algum sinal de abuso ou exploração sexual de crianças ou adolescentes, levando a comunidade a entender que esta causa precisa ser um compromisso coletivo, de cuidar, para que as crianças e adolescentes tenha uma vida plena, com direitos ao desenvolvimento saudável, sem violência e rupturas de vínculos”, explica.
Nesta terça-feira, 18, o prefeito José Luiz Parella recebeu a equipe da Assistência Social e reafirmou seu apoio à campanha. “Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos mais vários ambientes por eles frequentados. Desta forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação ao atendimento e à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente as vítimas”, destacou. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, completou.
Outras Secretarias Municipais também estarão envolvidas, entre elas, a de Educação e Cultura, que realizará atividades pedagógicas com os alunos e professores durante o mês de Maio. “A ideia é que todas as pessoas que fazem parte da Rede de Proteção Integral participem para que consigamos conscientizar o maior número de pessoas possível, pois só assim vamos, de fato, melhorar o atendimento de proteção das nossas crianças e adolescentes”, enfatiza Adriana.
A diretora ressalta que, havendo alguma suspeita da prática de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100. A ligação é gratuita e funciona 24h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Essa denúncia pode ser feita na Delegacia de Polícia Civil (16) 3343-1159, Conselho Tutelar (16) 3343-5006 e na Guarda Municipal através do 153. A identidade do denunciante é mantida no mais absoluto sigilo.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.