DOENÇAS AUTO IMUNE
Tipos:
Existem mais de 80 tipos diferentes de doenças autoimunes. As mais conhecidas são:
Lúpus
Vitiligo
Diabetes do tipo 1
Esclerose múltipla
Doença de Graves
Hepatite autoimune
Doença de Chron
Psoríase
Tireoide de Hashimoto
Doença celíaca
Artrite reativa
Anemia perniciosa.
Causas:
Normalmente, os glóbulos brancos (leucócitos), produzidos na medula óssea e encontrados no sangue, ajudam a proteger o corpo contra substâncias invasoras e nocivas, conhecidas como antígenos. São exemplos vírus, bactérias, toxinas, células cancerígenas, etc. Os leucócitos são parte fundamental do sistema imunológico, cuja principal função é produzir anticorpos que mantenham o corpo humano protegido da ação desses antígenos, destruindo-os.
No caso de doenças autoimunes, o sistema imunológico não consegue distinguir os antígenos dos tecidos saudáveis do corpo e acaba atacando e destruindo as células normais do organismo.
As causas das doenças autoimunes ainda não são desconhecidas. A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos.
Diagnóstico de Doença auto-imune
O médico iniciará o processo de diagnóstico por meio de um exame físico e de uma série de perguntas sobre seu histórico médico e de sua família. Depois, solicitará a realização de alguns exames. Estes variam de doença para doença, dependendo da causa específica.
Tratamento de Doença auto-imune
O tratamento varia de acordo com o tipo de doença autoimune que o paciente tenha. O objetivo das terapias, no entanto, possuem três objetivos distintos:
Reduzir os sintomas:
Controlar o processo autoimune
Retomar o funcionamento normal do sistema imunológico, mantendo a capacidade natural do corpo de combater os antígenos.
Medicamentos para Doença auto-imune
Os medicamentos mais usados para o tratamento de algumas doenças autoimunes são:
Meticorten
Prednisona
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Complicações possíveis
Uma doença autoimune pode causar complicações graves, como:
Destruição de um ou mais tipos de tecidos do corpo
Crescimento anormal de um órgão
Alterações na função de um órgão.
ma doença autoimune pode, também, afetar um ou mais órgãos ou tipos de tecido, principalmente:
Vasos sanguíneos
Tecidos conjuntivos
Glândulas endócrinas, como a tireoide e o pâncreas
Articulações
Músculos
Glóbulos vermelhos
Pele.
Doença auto-imune tem cura?
O resultado do tratamento depende da doença. A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente.
Flávia Guerreiro Ruiz
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.