O Centro de Convivência da Melhor Idade de Ibaté realizou uma Festa Julina aos seus frequentadores. Na ocasião, foram servidas comidas e bebidas típicas, além de apresentações de danças, como a tradicional quadrilha.
A festa foi preparada pela coordenadora do local, Dirce Lopes Peruchi, que destacou a importância desses eventos na vida dos idosos. “Quando as pessoas chegam à terceira idade, elas contam histórias de quando eram jovens, das festas que participavam nas escolas e fazendas. Então, é uma forma de resgatar a história para eles e o entretenimento”, apontou.
De acordo com Dirce, muitos dos idosos quando foram ao Centro da Melhor Idade pela primeira vez apresentavam avançados quadros depressivos, e com as atividades, festas e os passeios oferecidos, atualmente, eles têm uma nova vida e visão diferente de como viver. “São momentos como estes que trazem alegria para a vida dos nossos idosos, pois muitos haviam esquecido que participaram de festas semelhantes, antes de frequentarem o nosso espaço. Não tinham mais opções de passeios, conhecimentos, prática de exercícios, enfim, para eles é, de fato, uma nova vida, pois agora têm várias oportunidades”, contou.
A coordenadora relatou que durante os preparativos do evento, os próprios frequentadores confeccionaram enfeites e ensaiaram a dança da quadrilha. “É gostoso também ver o empenho deles durante os preparativos para a festa, o entusiasmo e a expectativa de participar”, disse.
“A confraternização é um momento muito importante para a socialização dos idosos. Traz alegria, diversão, envolvimento e tudo isso reflete positivamente na qualidade de vida dos participantes”, afirmou a coordenadora da Assistência Social, Amanda Affonso.
Além de movimentar o corpo com a prática de esportes e demais atividades que são realizadas no CCMI, a convivência e a interação com outras pessoas são muito importantes para todos que estão na melhor idade. “É nosso papel proporcionar momentos sociais e culturais para eles, como esta festa junina. É gratificante vê-los felizes, se divertindo”, comentou o prefeito José Luiz Parella.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.