O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou em sua posse nesta quarta-feira (20) que sua vitória nas eleições americanas, em novembro de 2020, foram, na verdade, o triunfo da democracia.
“Hoje é um dia de esperança. Hoje nós celebramos o triunfo não de um candidato, mas o de uma causa, a causa da democracia.”
Segundo Biden, a democracia é preciosa e mais uma vez prevaleceu. “A vontade do povo foi respeitada.”
“Nós vamos seguir adiante porque temos muito a fazer nesses tempos de perigo. Há muito a ser construído e temos muito a ganhar.”
O 46° presidente norte-americano afirmou que sua alma toda está nessa posse e sua intenção é juntar o país, unir a nação. “Peço que cada americano se junte a mim nessa causa.”
Em sua visão, as forças contra a democracia são grandes, por isso é essencial buscar união. “Vamos começar tudo de novo, vamos começar a ouvir um ao outro de novo, demonstrar respeito de um para o outro. A polícia não precisa ser o fogo, que destrói tudo em seu caminho. Precisamos rejeitar a cultura em que fatos são manipulados”, declarou, recebendo aplausos da plateia.
“Nós temos que ser diferentes do que isso, e acredito que a América é tão melhor do que isso.”
Ele citou a invasão ao Capitólio por apoiadores de Donald Trump, que ocorreu no dia 6 de janeiro, e prometeu que isso não voltará a acontecer nunca.
Biden agradeceu quem votou nele e falou também diretamente com quem não o apoiou. “O direito de discordar em paz é a maior força desse país. Mas isso [a discordância] não precisa levar à desunião. Eu serei o presidente de todos os americanos. Vou lutar por todos.”
O novo líder afirmou também que o país sairá dessa pandemia de covid-19 mais unido, e que fará tudo para vencer a doença.
Biden pediu um minuto de silêncio às vítimas da covid-19. “É hora da coragem, há muito a fazer. Eu prometo a vocês que vamos domar essa crise e fazer nossas obrigações para levar um mundo melhor a nossos filhos.”
Em seu discurso, ele prometeu defender a constituição do país e reforçar a história americana de esperança, decência, dignidade, amor e bondade. “Que esse seja a nossa inspiração e que as próximas gerações nos digam que fizemos o que precisava ser feito.”
A cerimônia de posse contou também com a participação das cantoras Lady Gaga, que interpretou o hino dos Estados Unidos, e Jennifer Lopez.
Com uma agenda lotada durante todo o dia, Biden arranjou tempo para tuitar logo após a saída de Donald Trump. Ele afirmou que hoje é “um novo dia na América“.
Trump, em seu discurso, pouco depois de deixar a Casa Branca, afirmou que torceria pelo sucesso de Biden e declarou também que voltaria à política. Em sua despedida, disse “até breve”.
Donald Trump deixa nesta quarta-feira (20) o cargo de presidente dos EUA. Diferentemente dos últimos líderes do país, o empresário decidiu não participar da cerimônia de posse do sucessor Joe Biden.
Às 10 horas da manhã, Trump e Melania Trump deixaram a Casa Branca em direção a base militar Andrews onde embarcaram no Air Force 1 em direção a Flórida, onde vão viver agora.
O republicano continua sendo considerado presidente até as 14h, e ainda pode usufruir do direito de voar com o Air Force 1, a aeronave oficial do presidente, para a nova residência.
Na base militar, apoiadores de Trump esperaram para poder se despedir do presidente.
Ao deixar a Casa Branca, Trump e Melania pegaram um helicóptero e deram uma última volta por Washington antes de chegar a base militar.
Toda a família de Trump estava presente na base militar. No último discurso, Trump exaltou os feitos durante o mandato, como os dados da economia pré-pandemia, o cuidado com os veteranos e a diminuição de taxas.
O presidente disse que o país conseguiu uma vacina em 9 meses, o que chamou de milagre da medicina. Apesar de exaltar os feitos, o país chegou na terça-feira (19) a marca de 400 mil mortos por covid-19.
Fonte: r7
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.