Início » Destaque » “São Carlos vive o pior momento da pandemia”, diz prefeitura

“São Carlos vive o pior momento da pandemia”, diz prefeitura

Índice de lotação em leitos UTI/SUS ultrapassa 85%

Pela primeira vez desde o início da pandemia do novo coronavírus, em de março de 2020, a ocupação de leitos, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde, está próxima da lotação máxima. Neste momento a taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 85,7%, (24 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS e 10 em leitos de UTI da rede particular). No total 66 pessoas estão internadas em hospitais de São Carlos.
O município hoje conta com 28 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário e 18 na Santa Casa, que dispõe de 14 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica, além de leitos na rede particular. Neste momento a cidade dispõe somente de 4 leitos UTI/SUS na ala pediátrica. Segundo informações repassadas nesta quinta-feira (21/01) o Hospital Universitário (HU/UFSCar) está com todos os leitos ocupados e a Santa Casa com 14 leitos na ala adulto ocupados por pacientes infectados. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, neste momento somente estão disponíveis 4 leitos de UTI pediátrica, porém a Santa Casa divulgou que já está fazendo adequações para abrir 4 novos leitos na ala adulto a partir desta sexta-feira (22/01).
Já a Unimed, atendimento de saúde da rede particular, informou que nas últimas semanas vem acompanhando o aumento exponencial de casos confirmados e internações, tanto na enfermaria como na UTI, chegando a 100% de ocupação dos leitos, o que exigiu ações como o cancelamento de cirurgias eletivas e a criação emergencial de novos leitos tanto na enfermaria quanto na UTI do hospital particular.
Em virtude do aumento da doença e da ocupação de leitos em toda a região pertencente a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), a Prefeitura de São Carlos reforça o alerta da conscientização de medidas de segurança e do cumprimento dos protocolos sanitários como o distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, uso de álcool gel e principalmente, evitar aglomerações.
Segundo Mateus de Aquino, secretário de comunicação e coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, o município espera austeridade por parte do Governo do Estado que nesta sexta-feira (22/01) anuncia nova reclassificação do Plano SP. “Infelizmente vivemos o pior momento da pandemia em São Carlos. O momento é crítico, de alerta geral e de repensarmos o nosso comportamento. Não há mais espaço e nem tempo para o relaxamento. Precisamos cuidar uns dos outros. E esperamos, também, que haja uma reclassificação com mais austeridade por parte do Governo do Estado, promovendo um equilíbrio maior entre a flexibilidade e as condições que enfrentamos nos hospitais, tanto nos de São Carlos como em toda a região. A atualização, segundo a DRS III, é que os leitos de UTI da região que São Carlos integra também caminha para a saturação. Por isso, repito, o momento é de alerta. Precisamos reconsiderar nosso comportamento porque será ele que vai fazer a diferença para voltarmos a ter uma situação de tranquilidade”, alerta Aquino.
“É uma crise regional devido ao aumento na contaminação e a disseminação da COVID-19. Estamos vivendo um momento muito difícil em que o número de positivados está acima da média em comparação aos últimos meses. Estamos tendo um reflexo do abuso ocorrido no final de ano com as confraternizações e neste momento agudo, pedimos a população que contenha as aglomerações e tome todo o cuidado necessário. Durante toda a pandemia, São Carlos deu exemplo de como lutar contra a doença, mas houve o relaxamento e estamos pagando um preço muito caro, porque os leitos de UTI’s dos hospitais estão quase totalmente ocupados. O momento é de compreensão de todos, só assim vamos conseguir superar essa fase dramática que estamos vivenciando”, finaliza o secretário de Saúde, Marcos Palermo.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+