O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos (SINDSPAM), Adail Alves de Toledo e o diretor Gilberto Rodrigues, estiveram na manhã desta terça-feira (04), visitando a recém-inaugurada Unidade da Saúde Família (USF) Cylio Lubk no Jardim Zavaglia, a fim de verificar a falta de servidores, medicamentos, equipamentos e até material administrativo.
Os sindicalistas ficaram impressionados com a falta de estrutura para atender a população na nova USF. A vistoria do prédio foi acompanhada pelo médico da unidade, José Evandro Marques Gomes.
Na terça-feira foi verificado que não haviam vacinas, o atendimento odontológico também não estava sendo realizado, devido a não instalação do compressor de ar para funcionamento dos equipamentos do gabinete do dentista e também da sala de inalação.
“Na terça-feira nos foi passado que os dentistas estavam tendo de gastar dinheiro do bolso para ir à UBS do Botafogo atender e retornar aqui para o Zavaglia. Por qual motivo retornar ao Zavaglia se o gabinete odontológico ainda não está em condições de atendimento?” advertiu Adail.
O presidente do SINDSPAM, também verificou a falta de materiais para curativos, remédios, instrumentos básicos entre outros itens. Além do atendimento à população estar prejudicado, o que preocupou Adail foi a falta de material para o trabalho da reduzida equipe que foi enviada para a USF o que os expõem a riscos até em relação as suas integridades físicas.
Reunião com prefeito – Na quarta-feira (5) na parte da manhã ocorreu uma reunião entre os dirigentes do SINDSPAM, prefeito Airton Garcia, secretários de Governo Edson Fermiano e de Saúde Marcos Palermo, para resolver os problemas constatados na USF do Jardim Zavaglia.
O encontro teve bons resultados, pois uma nova vistoria na USF foi realizada pelo presidente Adail na parte da tarde, o qual encontrou uma situação completamente diferente do dia anterior. Praticamente todos os problemas já haviam sido solucionados. A unidade já contava com computadores, medicamentos, instrumentos, vacinas e demais itens que estavam faltando desde sua inauguração.
Um dos problema que deverá ser sanado em até 15 dias é sobre a instalação do compressor de ar para o funcionamento do gabinete odontológico. Enquanto não começar a operar, os moradores do Jardim Zavaglia estarão sendo atendidos na unidade do Botafogo, como ocorria anteriormente.
Em relação a sala de inalação, a Secretaria de Saúde, providenciou equipamentos portáteis, para atender a demanda da população, até que toda a instalação para aparelhos fixos sejam finalizadas, o que deverá ocorrer também em um prazo máximo de 15 dias.
Outra questão pleiteada pelo sindicato foi o envio de mais Agentes de Saúde que a Lei Federal determina, no caso do Zavaglia, atualmente existem apenas dois profissionais. Em relação a essa demanda, o secretário de Saúde Marcos Palermo, se comprometeu na frente do prefeito a realizar um mutirão no bairro para cadastramento e orientação dos moradores em relação ao uso e funcionamento da nova unidade.
“Olha o que vimos na USF do Zavaglia na terça-feira nos preocupou bastante, além de faltar praticamente tudo, estávamos preocupados com a segurança dos servidores públicos, ainda bem que tudo se resolveu de forma rápida. Quem ganhou com toda essa movimentação foi a população acima de tudo e lógico os servidores públicos que agora possuem condições de trabalho nesta unidade de saúde”, finalizou Adail.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.