Início » Colunistas » Afinal, o que é colágeno tipo II e por que ele é importante?

Afinal, o que é colágeno tipo II e por que ele é importante?

 

Provavelmente, você já ouviu falar sobre colágeno —aquela substância naturalmente produzida pelo corpo humano que é responsável pela firmeza e pela elasticidade da pele, das unhas e do cabelo.

 

Ele é responsável por manter nossa pele jovem, bonita e viçosa. Além disso, também contribui para conservar cabelos e unhas fortes e, ainda, preservar a integridade de ossos, cartilagens e tendões.

 

Mas, você conhece o colágeno tipo II? E sabia que esse composto pode auxiliar no combate às dores articulares? Na medida em que vamos envelhecendo, o corpo diminui a produção natural de colágeno. Assim sendo, muitas vezes, a suplementação é necessária.

 

Quais são os tipos de colágeno?

Colágeno tipo I

O colágeno tipo I ou colágeno hidrolisado — como é popularmente conhecido — é uma proteína extraída de ossos e cartilagens de animais como bois e frangos. Durante o processo de fabricação da substância, há uma quebra de moléculas em partículas menores, o que facilita sua absorção pelo nosso organismo.

 

O colágeno hidrolisado é indicado para:

 

melhorar a firmeza da aparência da pele;

 

fortalecer cabelos, unhas e articulações;

 

tratamento para osteoporose;

 

melhorar a pressão arterial;

 

prevenir úlceras gástricas.

 

Para quem precisa do suplemento, médicos e nutricionistas recomendam que sejam consumidos 10g de colágeno hidrolisado diariamente. Ele deve ser tomado dissolvido em água ou suco, de preferência em combinação com a Vitamina C, pois ela potencializa seus resultados.

 

 

 

Colágeno tipo II

 

O colágeno tipo II é uma proteína semelhante à natural do organismo, produzida em laboratório a partir das fibras de colágeno da cartilagem e dos ossos de frangos e de bovinos.

 

A sua produção zela por manter todas as propriedades originais da proteína e não hidrolisá-la, ou seja, não quebrá-la, conservando-a da melhor forma com temperatura ideal durante o processo.

 

Esse tipo de colágeno é vendido em farmácias de manipulação, na forma de cápsulas, para quem necessita tratar ou prevenir doenças articulares como:

 

artrite e osteoartrite;

 

artrose e osteoartrose;

 

artrite reumatóide;

 

lesões nas articulações;

 

lesões de cartilagem.

 

Além de ajudar no tratamento das doenças, o colágeno tipo II também pode ser usado para preveni-las, já que pessoas cada vez mais jovens são atingidas pelas doenças articulares. Isso acontece principalmente no caso de pessoas que praticam atividades físicas de alta intensidade, como corrida e exercícios de impacto como crossfit.

 

Diferença entre colágeno tipo I e colágeno tipo II

A diferença entre o colágeno hidrolisado e o não hidrolisado é que o primeiro é fabricado com finalidades mais estéticas, como dar força e brilho para cabelos e conservar a firmeza da pele. Já o colágeno tipo II é específico para agir nas articulações, mantendo sua integridade e prevenindo doenças relacionadas à falta dessa proteína no organismo.

 

Outra diferenciação é na quantidade de suplementação diária. Enquanto a indicação para o colágeno hidrolisado é de 10g, para o tipo II, 40mg já são suficientes. Isso porque ele é um produto mais concentrado e não precisa de grandes quantidades para proporcionar os resultados desejados.

 

Mas vale lembrar que a proporção recomendada depende da idade da pessoa e do objetivo da suplementação. Somente um profissional capacitado pode orientar corretamente em relação a isso.

 

Como agem os colágenos hidrolisado e não hidrolisado?

Agora que você já sabe o que é essa proteína e as principais diferenças entre os colágenos tipo I e tipo II, vamos mostrar como cada espécie dessa substância age em nosso corpo. Confira!

 

Como age o colágeno tipo I?

A função do colágeno hidrolisado é repor a proteína que foi perdida pelo organismo por causa do avanço da idade. Esse processo de perda de colágeno começa por volta dos 30 anos e, a partir dos 50, os níveis dessa proteína no organismo tornam-se bem baixas.

 

Como citado, o consumo diário do colágeno hidrolisado promove diversos benefícios para o corpo humano, ajudando a regenerar os tecidos da pele e deixando a pessoa com aparência mais jovem e bonita. Ele atua prevenindo as rugas, a flacidez, o envelhecimento precoce e impedindo que unhas e cabelos se tornem fracos e quebradiços.

 

Sua ação no organismo é de dentro para fora e, por isso, tomá-lo em sua versão em pó é considerado bem mais eficaz do que utilizar cremes antirrugas, por exemplo — mesmo aqueles que possuem a substância em sua composição.

 

Como age o colágeno tipo II?

O suplemento de colágeno tipo II atua na reposição do colágeno perdido nas articulações e combate o processo inflamatório nessas regiões. Se a origem da doença for autoimune, como no caso da osteoartrite e da osteoartrose, isso significa que o próprio corpo ataca e destrói as articulações.

 

Nesse caso, a ingestão oral do colágeno tipo II ajuda o organismo a reconhecer e tolerar a proteína, sem atacá-la, colaborando para que as dores e as inflamações cessem.

 

Em todos os casos, o colágeno tipo II é muito indicado para recuperação de movimentos, reconstrução de cartilagens e melhora na saúde das juntas. Também contribui para ossos mais resistentes e músculos mais firmes.

 

Quando tomar o colágeno tipo II?

As cartilagens garantem plena flexibilidade e mobilidade ao corpo. Porém, com o passar dos anos e devido a algumas doenças, é normal que haja desgaste e perda de colágeno, ocasionando dores e dificuldades de movimentação, uma vez que o amortecimento entre os ossos diminui.

 

O colágeno tipo II pode ser tomado por pessoas de todas as idades que sofrem de alguma das doenças ortopédicas articulares e por quem pratica exercícios físicos intensos. Uma cápsula por dia costuma ser a dose recomendada, mas a quantidade certa só pode ser definida por um médico ou nutricionista.

 

 

E não se esqueça que, para uma melhor qualidade de vida, é importante estar atento a esses sinais de atrito nas articulações. Caso sinta dor ou incômodo, não hesite em procurar um médico, pois talvez seja necessário repor o colágeno tipo II no organismo, ingerindo-o na forma de suplementação

 

Advertências:

“O estabelecimento farmacêutico deve assegurar ao usuário à informação e orientação quanto ao uso dos medicamentos solicitados por acesso remoto” RDC 44 de 17 de agosto de 2009, Artigo 58

 

Venda sob prescrição de profissional habilitado, podendo este ser o nosso farmacêutico de acordo com a Resolução 585/2013 do Conselho de Farmácia. Consulte-o!

 

  1. Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.
  2. Imagens meramente ilustrativas.
  3. Pessoas com hipersensibilidade à(às)substância(s) não deve ingerir o produto.
  4. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico.
  5. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
  6. Manter em temperatura ambiente (15 a 30ºC). Proteger da luz, do calor e da umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
  7. Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
  8. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
  9. Este medicamento não deve ser utilizado durante o período de amamentação sem orientação médica.
  10. Medicamentos em cápsulas não podem ser partidos ou mastigados.
  11. Este medicamento não pode ser utilizado por indivíduos hipoglicêmicos sem orientação médica.
  12. Este medicamento nao pode ser utilizado por indivíduos hipertensos sem orientação médica.
  13. “SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, UM MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

 

Muitas pessoas conhecem a importância do colágeno tipo 1 (ou Colágeno Hidrolisado) para a nossa pele. Porém, nem todos sabem sobre o colágeno tipo 2 e sua importância para os nossos ossos, inclusive no tratamento da osteoartrite e artrite reumatóide.

 

Mas afinal, o que é COLÁGENO?

O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Ajuda ainda a manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. O colágeno pode ser encontrado em alimentos como carne e em alguns tipos de gelatina, é também muito comum em suplementos, consumidos através de cápsulas ou sachês. O colágeno pode ainda fazer parte da composição de alguns cosméticos com fins estéticos, para ajudar a manter a pele jovem por mais tempo.

 

Existem diferentes tipos de suplementos de colágeno, os mais conhecidos são o colágeno tipo 1 e o colágeno tipo 2. Cada um deles possui diferentes indicações, sendo considerados suplementos diferentes.

 

 

Para que serve o colágeno tipo 1?

O colágeno tipo 1, também chamado colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e frangos, resultando da quebra de moléculas de proteína em partículas menores. Este tipo de colágeno é melhor absorvido no intestino e é usado para:

 

 

⦁ Melhorar a firmeza da pele;

⦁ Fortalecer as unhas e o cabelo;

⦁ Prevenir úlceras gástricas.

 

 

A dose indicada é de aproximadamente de 10 g por dia, e deve ser administrada junto com as refeições. O mais indicado é que seja associado à vitamina C, pois esta vitamina melhora os efeitos do colágeno no organismo. Você pode escolher tomar seu colágeno com suco de limão ou laranja, aumentando sua atuação. Alguns suplementos de colágeno já incluem vitamina C na sua formulação.

 

 

 

Para que serve o colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente que está em maior quantidade nas cartilagens. É fabricado a partir de um processo não enzimático, em temperaturas mais baixas de forma a não hidrolisar a molécula, isso garante a integridade da proteína, ao contrário do que acontece no colágeno tipo 1.

Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:

⦁ Osteoartrite de origem autoimune

⦁ Artrite reumatóide

⦁ Prevenção de danos articulares

 

 

Flávia Guerreiro Ruiz  CRF 45105

 

 

A Artrite reumatóide e Osteoartrite de origem autoimune são doenças autoimunes, uma vez que o próprio organismo considera o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e, dessa forma, produz enzimas que destroem a cartilagem, desencadeando os sintomas associados a estas doenças.

 

 

Uma das maneiras de ajudar o corpo a repor o colágeno perdido nas cartilagens e aliviar os sintomas, é usando o colágeno tipo 2, que evita a destruição das cartilagens pelo sistema imune e reduz a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo , melhorando a saúde das articulações. A dose diária indicada para o colágeno tipo 2 é de aproximadamente 40 mg, uma vez por dia, em jejum.

 

 

 

Estudos já comprovam a eficácia superior do colágeno tipo 2 para o tratamento da osteoartrite e da artrite reumatóide, chegando a ser até mais potente que a condroitina + glucosamina. Além de facilitar a adesão ao tratamento com resultados excelentes.

 

 

O colágeno tipo 2 é a estrutura da proteína intacta, “NÃO DESNATURADA” (alto peso molecular), onde contém substâncias que atuam no sistema imune. Ainda é muito confundido com o colágeno hidrolisado (tipo 1) que é “desnaturado” e possui baixo peso molecular e é utilizado para melhorar as condições que atuam na sustentação da pele. Por sofrer a desnaturação é menos absorvido pelo organismo. Dentre as principais diferenças entre eles, destacam-se o peso e estrutura molecular e a dosagem usual.

 

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+