Início » Destaque » Falta de vagas na UTI e cirurgias eletivas são temas de reunião entre vereador Elton e provedor da Santa Casa

Falta de vagas na UTI e cirurgias eletivas são temas de reunião entre vereador Elton e provedor da Santa Casa

Na manhã desta segunda-feira (22), o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Elton Carvalho (PSB), e o provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, Antônio Valério Morillas Junior (Bezinho), junto com outros representantes da instituição, reuniram-se para discutir diversos assuntos de extrema relevância para a saúde pública da cidade.

Na pauta, foram tratados assuntos como a escassez de leitos direcionados à UTI; alteração na quantidade de cirurgias eletivas; manutenções em equipamentos de videolaparoscopia e câmara hiperbárica; efeitos adversos do possível contingenciamento do orçamento previsto para a saúde pública do município.

“Temos recebidos muitas denúncias de munícipes e, como já é hábito em nosso gabinete, sempre buscamos obter uma visão macro e aprofundar nosso conhecimento nas especificidades que envolvem as denúncias”, explicou o parlamentar. “Como representantes legitimamente eleitos pela população, temos a obrigação de fiscalizar, entender e buscar soluções para os problemas que surgem em nossa cidade”, complementou.

FALTA DE VAGAS NA UTI – De acordo com o provedor, explicou Elton, existe um déficit de leitos no município, visto que, além de atender a cidade de São Carlos a Santa Casa atende também a região. O provedor enfatizou que em 2015, o Governo do Estado chegou a publicar no diário oficial a liberação do valor de R$ 1,3 milhão para a construção de mais leitos conforme preconizado no processo nº 001/0203/001.596/2015, no entanto, a verba não chegou aos cofres da Santa Casa.

CIRURGIAS ELETIVAS – O vereador questionou se houve redução de cirurgias eletivas e, representantes da Santa Casa confirmaram que sim, no entanto, a variação foi distribuída por especialidades sendo que, em algumas situações foram reduzidas de 8 para 6 cirurgias mensalmente. “Irei oficiar a Prefeitura e a Santa Casa solicitando informações sobre a relação de cirurgias eletivas, fila e tempo de espera”, afirmou Elton Carvalho.

MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS – Respondendo aos questionamentos do parlamentar, o Dr. Jose Carlos Bonjorno Junior, médico responsável pelas cirurgias, explicou que o equipamento de videolaparoscopia está funcionando com restrições, principalmente quando se trata de cirurgia de alta complexidade e maior risco. No entanto, as cirurgias complexas estão suspensas por falta de materiais cirúrgicos.

“Pedi agilidade neste processo de compra, visto que, as pessoas estão com dores e precisam fazer essas cirurgias com urgência e que, esta situação vêm se arrastando por meses”, enfatizou o vereador.

Ao término da reunião, houve consenso entre os representantes da Santa Casa e o parlamentar sobre o fato de que um possível contingenciamento no orçamento da saúde seria catastrófico e que, se persistir a escassez de leitos para a UTI, a situação pode se agravar e até mesmo, vidas serem ceifadas por conta desta gravíssima situação. “Buscarei junto ao governo do Estado mais informações a respeito da publicação no diário oficial sobre a verba carimbada para ampliação do número de leitos e junto ao governo federal recursos para auxiliar a amenizar de alguma forma a atual e deplorável situação”, ratificou o parlamentar.

“Não podemos assistir uma situação gravíssima dessas sem fazer nada”, ressaltou Elton. “Número de leitos escassos, cirurgias eletivas reduzindo o que, consequentemente aumentam as filas de cirurgias e exames especializados, equipamentos a mais de meses sem concerto, impactando negativamente a qualidade de vida da população. É muito triste”, lamentou. “Temos que agir. Temos que nos mobilizar em busca de melhorias. E faremos isto”, finalizou.

Legenda:

Vereador Elton Carvalho, preocupado com a saúde pública na cidade, reuniu-se com o provedor da Santa Casa (fotos: assessoria do vereador)

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+