Tendo recebido na data de hoje, a triste informação de que duas mulheres com 40 semanas de gestação lamentavelmente perderam seus bebês na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, da Santa Casa de Misericórdia, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de São Carlos, expressa sua preocupação diante do ocorrido e solicita urgentes esclarecimentos do Hospital e a rigorosa apuração dos fatos.
Faz-se necessário saber se houve a imediata abertura de processo investigatório no âmbito da instituição hospitalar, acerca das circunstâncias dos óbitos dos bebês registrados na última terça-feira, dia 26 de junho, e nesta quinta-feira, 28 de junho.
Nesse sentido, a Comissão se posiciona oficialmente perante o Dr. Humberto Sadanobu Hirakawa, coordenador médico da Maternidade, para que informe sobre os protocolos observados pelo Hospital no atendimento às gestantes sob seus cuidados.
Indaga-se se estes protocolos estão em consonância com as normas legais e se tais procedimentos poderiam dar causa aos óbitos infelizmente verificados.
A Comissão de Saúde, consternada, solidariza-se com a dor das famílias atingidas e comunica que está formalizando um requerimento na Câmara Municipal, para que as informações sejam fornecidas à Casa de Leis com a brevidade que o caso – de extrema gravidade – recomenda.
São Carlos, 28 de junho de 2018
COMISSÃO DE SAÚDE DA CÂMARA MUNICIPAL
Lucão Fernandes
Presidente
Cidinha do Oncológico
Secretária
Elton Carvalho
Membro
Esse caso da Maternidade é uma Calamidade … tive bebe esses dias e fiquei mais de 25 horas tentando parto normal … mais de 25 horas como eles dizem na Maternidade de Bolsa Rota … Perdendo absurdos de Liquidos … A informação que nos passaram la se a Mae e o bebe esta bem nao ha necessidade de fazer cesaria mesmo que a mae nao aguente mais e esteja sentindo as contrações !!! e esperam 48 horas para fazer cesaria bom isso é o que eles falaram mais duvido … e a mais poca vergonha é que se voce optar por cesaria e fazer particular o tratamento do SUS com voce muda completamente …. e o ato do pagamento que achamos um absurdo é que tem que ser dinheiro vivo … tipo se a mulher esta tendo dores e resolve fazer cesaria de madrugada … e nao tem o dinheiro ali na hora tem que esperar ate as 8 horas do outro dia para fazer o pagamento e conseguir fazer a cirurgia … pq eles nao seguram cheque como prova que vai pagar nada … nao fazem exatamente nada … isso é um cumulo …. e mais absurdo ainda sao os valores e quem nao tem condiçoes de pagar como funciona … tem que ficar sofrendo ate acontecer mais casos assim … e na Maternidade eles internam pra induzir o parto somente nas 41 semanas de gestaçao caso voce nao esteja sentindo nada … ai esperam ate as 42 pra ver no que da … e é isso que da … mortes e mortes … pq aparentemente a crianca e a mae estao bem e nao ha necessidade de fazer uma cesaria …. como eles falam ….
é um absurdo …..
poca vergonha ….
um descaso