Ibama devolveu capivara ao tiktoker após decisão da Justiça

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) chamou o influenciador Agenor Tupinambá de "infrator" e repudiou aquilo que classificou como "intimidação" a seus servidores. Tupinambá é o tutor da capivara Filó, epicentro de uma polêmica que causou mobilização nas redes sociais.

O Ibama devolveu neste domingo (30) a capivara ao seu tutor após decisão da Justiça que determinou a soltura do animal. O órgão público estava com Filó desde que o influenciador foi acusado de cometer abuso, maus-tratos e exploração.

"A ordem judicial será cumprida [ela foi cumprida no início da tarde]. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie", diz trecho do comunicado publicado no site da instituição, que cita o influenciador como "infrator". "O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental", conclui a comunicação. Agenor é um ribeirinho da cidade de Autazes, distante 111 km de Manaus, no Amazonas. Ele cuidava de Filó desde que a capivara era filhote e diz que a mãe dela teria sido morta por caçadores. O influenciador compartilhava o dia a dia com os animais silvestres que viviam com ele, o que foi considerado exploração pelo Ibama. Então o órgão público determinou que o tiktoker entregasse a capivara. Porém, após grande mobilização do jovem, de personalidades públicas e de internautas, a Justiça concedeu a tutela provisória de Filó ao ribeirinho. Leia o comunicado na íntegra: Decisão judicial proferida neste domingo determina que o infrator Agenor Tupinambá permaneça como fiel depositário da capivara entregue por ele ao Ibama na última quinta-feira (27/04) até a soltura do animal. A devolução da capivara à natureza tem sido o objetivo do Ibama desde o início do caso, por ser a melhor alternativa para o bem-estar do animal. A ordem judicial será cumprida. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie. O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do instituto no cumprimento da legislação ambiental.

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Coletor de recicláveis passa mal e morre no meio da rua
|
Na tarde desta sexta-feira (12), um coletor de materiais recicláveis…
Nova Funerária divulga notas de falecimento
|
O Senhor: José de Souza Faleceu dia 13/12/25 às 01:45…
Carros colidem na SP-318
|
Um acidente ocorrido nesta tarde de sexta-feira, 12 de dezembro…
Resultado da operação do BAEP e GAECO
|
A operação policial do BAEP e GAECO realizada na manhã…
Câmeras flagram homem matando ex com 20 facadas
|
Uma jovem de 21 anos foi brutalmente assassinada pelo ex-namorado…
Funerária São Carlos divulga nota de falecimento
|
Faleceu dia 11/12/2025 as23.h 41 , com 83 anos a…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *