Ibama devolveu capivara ao tiktoker após decisão da Justiça

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) chamou o influenciador Agenor Tupinambá de "infrator" e repudiou aquilo que classificou como "intimidação" a seus servidores. Tupinambá é o tutor da capivara Filó, epicentro de uma polêmica que causou mobilização nas redes sociais.

O Ibama devolveu neste domingo (30) a capivara ao seu tutor após decisão da Justiça que determinou a soltura do animal. O órgão público estava com Filó desde que o influenciador foi acusado de cometer abuso, maus-tratos e exploração.

"A ordem judicial será cumprida [ela foi cumprida no início da tarde]. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie", diz trecho do comunicado publicado no site da instituição, que cita o influenciador como "infrator". "O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental", conclui a comunicação. Agenor é um ribeirinho da cidade de Autazes, distante 111 km de Manaus, no Amazonas. Ele cuidava de Filó desde que a capivara era filhote e diz que a mãe dela teria sido morta por caçadores. O influenciador compartilhava o dia a dia com os animais silvestres que viviam com ele, o que foi considerado exploração pelo Ibama. Então o órgão público determinou que o tiktoker entregasse a capivara. Porém, após grande mobilização do jovem, de personalidades públicas e de internautas, a Justiça concedeu a tutela provisória de Filó ao ribeirinho. Leia o comunicado na íntegra: Decisão judicial proferida neste domingo determina que o infrator Agenor Tupinambá permaneça como fiel depositário da capivara entregue por ele ao Ibama na última quinta-feira (27/04) até a soltura do animal. A devolução da capivara à natureza tem sido o objetivo do Ibama desde o início do caso, por ser a melhor alternativa para o bem-estar do animal. A ordem judicial será cumprida. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie. O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do instituto no cumprimento da legislação ambiental.

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Tragédia: ônibus despenca em ribanceira no interior de São Paulo e mata várias pessoas
|
Um motorista perdeu o controle da direção de um ônibus…
Funerária São Carlos divulga nota de falecimento
|
Faleceu dia 20-09-2026, a 0h5 em Ibaté-SP, com 90 anos…
Audiência de Custódia: veja o que aconteceu com casal acusado de matar mulher motorista de aplicativo
|
A Audiência de Custódia realizada neste sábado, 19/09/2026, em São…
Presidiário usando tornozeleira eletrônica é preso pela PM
|
Um presidiário de saidinha e usando tornozeleira eletrônica, foi detido…
Mulher procurada pela justiça é presa pela PM na Vila Jacobucci
|
Uma mulher procurada pela justiça, foi detida pela Polícia Militar…
Ladrão furta fio, apanha de morador e é preso em flagrante
|
Um ladrão de fios foi detido pela PM na noite…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *