Ibama devolveu capivara ao tiktoker após decisão da Justiça

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) chamou o influenciador Agenor Tupinambá de "infrator" e repudiou aquilo que classificou como "intimidação" a seus servidores. Tupinambá é o tutor da capivara Filó, epicentro de uma polêmica que causou mobilização nas redes sociais.

O Ibama devolveu neste domingo (30) a capivara ao seu tutor após decisão da Justiça que determinou a soltura do animal. O órgão público estava com Filó desde que o influenciador foi acusado de cometer abuso, maus-tratos e exploração.

"A ordem judicial será cumprida [ela foi cumprida no início da tarde]. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie", diz trecho do comunicado publicado no site da instituição, que cita o influenciador como "infrator". "O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do Instituto no cumprimento da legislação ambiental", conclui a comunicação. Agenor é um ribeirinho da cidade de Autazes, distante 111 km de Manaus, no Amazonas. Ele cuidava de Filó desde que a capivara era filhote e diz que a mãe dela teria sido morta por caçadores. O influenciador compartilhava o dia a dia com os animais silvestres que viviam com ele, o que foi considerado exploração pelo Ibama. Então o órgão público determinou que o tiktoker entregasse a capivara. Porém, após grande mobilização do jovem, de personalidades públicas e de internautas, a Justiça concedeu a tutela provisória de Filó ao ribeirinho. Leia o comunicado na íntegra: Decisão judicial proferida neste domingo determina que o infrator Agenor Tupinambá permaneça como fiel depositário da capivara entregue por ele ao Ibama na última quinta-feira (27/04) até a soltura do animal. A devolução da capivara à natureza tem sido o objetivo do Ibama desde o início do caso, por ser a melhor alternativa para o bem-estar do animal. A ordem judicial será cumprida. A soltura deverá ocorrer em unidade de conservação previamente selecionada, que abriga outros indivíduos da espécie. O Ibama repudia a intimidação praticada contra seus servidores neste sábado (29/04), em uma clara tentativa de deslegitimar a atuação do instituto no cumprimento da legislação ambiental.

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Irresponsabilidade no trânsito deixa dois mortos
|
Uma adolescente de 15 anos e um motociclista de 28…
Lista dos procurados tirados de circulação
|
Nos últimos dias,   a PM de São Carlos-SP deteve…
Raio atinge ato de Nikolas e mais de 30 pessoas são internadas
|
Um raio atingiu a área nas proximidades da Praça do Cruzeiro,…
Traficante de 20 anos é detido pela PM após perseguição
|
A PM de Araraquara-SP, deteve um sujeito de 20 anos,…
PM detém indivíduo e apreende arma de fogo e munições
|
A Polícia Militar de Araraquara-SP,  deteve um sujeito  no último…
Discórdia entre amigos acaba com um baleado e o outro na cadeia
|
Uma discursão entre “amigos” ocorrida na noite de sábado, 24-01-2026,…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *