A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) divulgou, nesta quinta-feira (7), o Informativo Econômico com os principais movimentos do mercado de trabalho no Brasil e na cidade. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o país registrou um saldo positivo de 137.303 novos postos de trabalho em janeiro de 2025. A região Sudeste teve um crescimento de 27.756 empregos, com destaque para o estado de São Paulo, que criou 36.125 novas vagas.
Em São Carlos, o mês de janeiro encerrou com um saldo positivo de 354 vagas, resultado de 4.059 contratações e 3.705 desligamentos. A indústria foi o setor que mais impulsionou a geração de empregos, com 283 novas vagas, seguida pelo setor de serviços (154) e construção civil (27).
Os segmentos da indústria que mais contrataram foram fabricação de máquinas e equipamentos, alimentos e materiais elétricos. No setor de serviços, as atividades que mais impulsionaram as admissões foram as áreas de informação, comunicação, finanças e administração pública. Já no comércio, a redução ocorreu principalmente no varejo, refletindo um ajuste sazonal após o período de fim de ano.
A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destacou o saldo positivo na geração de empregos na cidade. “Os números mostram que São Carlos segue em crescimento, com setores estratégicos da nossa economia mantendo a criação de empregos. O desempenho da indústria e dos serviços reforça a força do nosso município como um importante centro produtivo e de inovação.”
Outro dado relevante foi a distribuição de novas contratações entre homens e mulheres. No Brasil, 109.267 novos postos foram ocupados por homens e 28.036 por mulheres. No estado de São Paulo, os homens ocuparam 27.227 das novas vagas, enquanto as mulheres preencheram 8.898. Em São Carlos, das 354 novas vagas, 238 foram preenchidas por homens e 116 por mulheres.
O economista do Núcleo de Economia da ACISC, Elton Casagrande, analisou o perfil das contratações. “Observamos que a maior parte das vagas criadas foram ocupadas por trabalhadores entre 17 e 24 anos, principalmente com ensino médio completo, incompleto ou superior completo. Já os maiores desligamentos ocorreram entre profissionais com ensino fundamental completo e incompleto, o que pode indicar uma maior exigência de qualificação pelo mercado.”
A cidade de São Carlos iniciou fevereiro de 2025 com um total de 88.279 postos formais de trabalho, o que representa um crescimento de 3,5% em relação ao estoque de empregos registrado em janeiro de 2024. Esse resultado reforça a importância do município no cenário econômico estadual, impulsionado pelo avanço da indústria e pelo fortalecimento dos serviços.
A ACISC segue acompanhando os indicadores econômicos para auxiliar os empresários e trabalhadores na tomada de decisões estratégicas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da cidade.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.