Secretaria da Saúde promove a "1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Ibaté" – Comando VP
Início » Região » Secretaria da Saúde promove a “1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Ibaté”
Foto: divulgação

Secretaria da Saúde promove a “1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Ibaté”

A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a ‘1ª Conferência Municipal de Saúde Mental’ do município, no dia 25 de abril, no Centro de Convivência da Melhor Idade.

O evento seguiu as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde, com o tema: “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A conferência tem como objetivo impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde), além de aprofundar o debate sobre a reforma psiquiátrica e os cuidados em saúde mental no município, fortalecendo a base territorial, comunitária e familiar.
“É de extrema importância fomentar esse debate em Ibaté e ouvir todos os envolvidos, para que possamos traçar as estratégias para o futuro, tanto a nível municipal, como nacional, tendo em vista que os temas debatidos serão levados para as conferências regional, estadual e nacional de saúde mental”, explica Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal de Saúde.

Seguindo as regras propostas pelo Conselho Nacional de Saúde, a conferência contou exclusivamente com a presença, dos conselheiros do Comus (Conselho Municipal de Saúde), que são os chamados delegados natos, e também pelo grupo dos delegados com direito a voz, que será formado por representantes da Secretaria de Saúde (25%), por trabalhadores da área da Saúde (25%) e por usuários de serviços relacionados à saúde mental no município (50%).

As propostas aprovadas serão devidamente encaminhadas para a Conferência Macrorregional, quando serão analisadas juntamente com as de outras cidades da região. Posteriormente, as propostas debatidas nesta conferência serão encaminhadas para as conferências Estadual e Nacional, respectivamente.

“Os sintomas psíquicos e transtornos mentais são por vezes negligenciados devido à preconceitos e tabus. Discutir as melhores formas de receber e ouvir as pessoas que chegam até os nossos profissionais pode ser o início da transformação dessa realidade. Esse espaço de debate é mais um dos passos em direção a um suporte de referência e acessível para todos”, concluiu Elaine.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos