O presidente dos Estados Unidos vai impor sanções à interferência estrangeira em eleição – Comando VP
Início » Mundo » O presidente dos Estados Unidos vai impor sanções à interferência estrangeira em eleição

O presidente dos Estados Unidos vai impor sanções à interferência estrangeira em eleição

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, planeja assinar decreto até quarta-feira, 12-09-2018,  que vai determinar a imposição de sanções a empresas estrangeiras ou pessoas que interferirem nas eleições norte-americanas, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto.

A decisão de Trump de assinar um decreto coincide com os preparativos de agências de inteligência, militares e policiais para defender as eleições parlamentares de 6 de novembro de ataques estrangeiros previstos, mesmo com Trump ridicularizando uma investigação especial sobre a interferência russa nas eleições de

A Casa Branca se recusou a comentar.

Alvos de sanções podem incluir acusados de interferir nas eleições através de ataques cibernéticos ou outros meios, disse uma autoridade norte-americana à Reuters.

“O governo está disposto a estabelecer uma nova norma no ciberespaço”, disse a autoridade. “Este é um primeiro passo para criar limites e mostrar nossa resposta para mal comportamento”.

O decreto é o mais recente esforço do governo Trump para parecer mais duro em segurança eleitoral antes da eleição de novembro, que decidirá se o Partido Republicano, de Trump, consegue manter maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.

O decreto encarregará agências, lideradas pelo escritório do diretor de Inteligência Nacional, incluindo a CIA, a Agência de Segurança Nacional e o Departamento de Segurança Nacional, de decidir se houve interferência, disseram as fontes.

Com base em um esboço recente do decreto revisado pela autoridade norte-americana, o decreto exigirá que qualquer agência federal ciente de interferência eleitoral cometida por estrangeiros leve a informação ao escritório do diretor de Inteligência Nacional.

Interferência eleitoral será definida no decreto como tentativas de ataques hackers contra “infraestrutura eleitoral” e esforços para alterar opinião pública através de propagandas digitais coordenadas ou vazamentos sistemáticos de informações políticas privadas.

Autoridades da inteligência dos EUA descobriram que na campanha para a eleição presidencial norte-americana de 2016 hackers russos invadiram o Comitê Nacional Democrata e vazaram informações confidenciais.

O Washington Post e o Wall Street Journal relataram anteriormente esboços passados do decreto presidencial.

De propósito, o Congresso foi deixado de fora do processo de elaboração do esboço do decreto presidencial, disse a fonte, porque o governo quer antecipar legislação sendo considerada na Câmara e no Senado que envolve questões similares.

Parlamentares norte-americanos apresentaram diversas peças de legislação ligadas à Rússia, incluindo o “Deter Act”, para estabelecer punições para envolvimento eleitoral, e o que um parlamentar chamou de projeto de lei de sanções “do inferno” para punir Moscou por crimes cibernéticos e suas atividades na Síria, Ucrânia e outros lugares.

Tanto democratas quanto republicanos buscam reparar o que consideram uma posição fraca de Trump sobre acusações de interferência russa em 2016 quando ele se encontrou com o presidente Vladimir Putin numa cúpula em julho. Trump surpreendeu o mundo ao aceitar as negações de Putin sobre informações de suas próprias agências da inteligência.

O Congresso aprovou um projeto de lei de sanções sobre a Rússia há mais de um ano. Alguns parlamentares – incluindo republicanos e democratas – se irritaram com o que viram como relutância do governo em aprová-lo. Trump assinou o projeto de lei somente após o Congresso aprová-lo com ampla maioria.

Agindo com base nesta lei, o Tesouro dos EUA impôs grandes sanções contra 24 russos, atingindo aliados de Putin em uma das ações mais agressivas de Washington para punir Moscou.

Fonte: r7

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos