O partido conservador União Democrata Cristã (CDU) venceu as eleições na Alemanha, realizadas neste domingo (23/2). O pleito também marcou o melhor desempenho da extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) desde a Segunda Guerra Mundial.
Os alemães foram às urnas já sob a expectativa de uma vitória confortável das forças conservadoras, além de uma ascensão meteórica da extrema-direita. A CDU, que forma coalizão com a também conservadora União Social Cristã (CSU), foi declarada vencedora, com projeção de 29% dos votos, segundo a boca de urna.
Embora o resultado oficial ainda não tenha sido divulgado, a margem da vitória dos conservadores já foi confirmada. No entanto, ainda falta a definição do próximo chanceler. O que é certo é que Olaf Scholz, cujo governo enfrentava forte desgaste, não permanecerá no cargo. O cenário aponta para a ascensão do líder conservador Friedrich Merz à chefia do governo como chanceler.
Nova formação
Merz ainda não foi oficialmente declarado chanceler porque, no sistema parlamentarista alemão, o partido vencedor precisa garantir apoio suficiente para formar governo. Para isso, deve assegurar a maioria entre as 630 cadeiras do Bundestag, o parlamento alemão. Clique aqui e veja a matéria completa https://www.metropoles.com/mundo/conservadores-vencem-na-alemanha-e-extrema-direita-tem-melhor-resultado-desde-a-2a-guerra
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.