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Conheça melhor Maca Peruana

Há muitas pesquisas sobre a maca peruana. Uma das mais conhecidas é a do médico espanhol Gustavo Gonzales Rengifo, que foi, inclusive, premiado pela FAO, em 2010, por seu trabalho de pesquisa sobre a maca. Ele demonstrou que os povos que consomem essa planta mantêm uma saúde de alta qualidade até os 75 anos, o que equivaleria ao padrão de pessoas com 35 anos. São quarenta anos de ganho em qualidade de vida. Não é algo a ser ignorado.

A maca peruana é rica em proteínas, cálcio (tem mais cálcio do que o leite, por exemplo), ferro, ácidos graxos, ômega 3 e 9, carboidratos, fibras, magnésio, fósforo, vitaminas, zinco, entre outros. Seus super poderes nutricionais são muitos: Ela ajuda a prevenir a diabetes, por que diminui a absorção de glicose no sangue. O Ômega 3 presente nela auxilia no combate à doenças cardiovasculares e na regulação dos níveis de colesterol. O ferro, outro componente importante da maca, previne a anemia.

A grande quantidade de cálcio que possui ajuda no fortalecimento dos ossos, combatendo a osteoporose. Além de todas essas propriedades, o tubérculo também atua controlando os níveis hormonais, prevenindo assim uma série de doenças e minimizando o efeito de mudanças, como a menopausa.

MACA PERUANA:

 UM EMAGRECEDOR NATURAL

A grande quantidade de fibras e carboidratos fazem dessa planta uma queridinha de quem quer emagrecer. Ao contrário do que muita gente pensa, o carboidrato é essencial na dieta, tendo em vista que ele dá a energia que o corpo precisa. Já no caso das fibras, o mais importante é que elas regulam o intestino e dão aquela sensação de saciedade. Por isso, a maca é um excelente alimento para constar no cardápio de quem quer perder peso.

COMO CONSUMIR A MACA PERUANA

Essa planta pode ser consumida em cápsulas ou em pó. A melhor forma de consumo é deixá-la cozinhar e depois bater no liquidificador. O alimento pode ser incluído em sucos, shakes, sopas, entre outros. No caso dos sucos, o interessante é usá-lo com frutas cítricas, pois elas potencializam os seus efeitos nutricionais.

MACA PERUANA: CONTRAINDICAÇÕES DE USO

Por não existirem estudos com grávidas e lactentes que identifiquem possíveis consequências do uso da maca nessa fase, pessoas nessas condições devem evitar a planta. No entanto, para os demais grupos, o vegetal não apresenta contraindicações. A única ressalva é com relação a um possível excesso de uso, que poderia atuar de modo negativo sobre os níveis hormonais. Porém, vale lembrar, é melhor interromper o uso da maca, em caso de qualquer alteração negativa no organismo.

LISTA DE BENEFÍCIOS

Para não deixar dúvidas sobre o quanto essa plantinha é benéfica para a saúde, vai abaixo uma lista das vantagens dela:

Ajuda no emagrecimento

Aumenta a libido

Previne a diabetes

Ajuda na saúde do coração

Combate à anemia

Fortalece a imunidade

Combate à osteoporose

Ajuda na menopausa

Melhora a fertilidade

Produz bem-estar

  1. Ajuda no emagrecimento

Por ser rica em carboidratos, essenciais para o organismo produzir energia, e fibras, que auxiliam na regulação intestinal e promovem saciedade, a maca é excelente na perda de peso. Além disso, tem poucas calorias. Duas colheres (chá) da farinha da maca têm apenas 30 calorias.

  1. Aumenta a libido

Ao atuar sobre o hipotálamo, que, entre outras inúmeras funções, atua regulando os níveis de estresse e do comportamento sexual, e as glândulas suprarrenais, que ajudam na regulação do metabolismo, promove esse aumento do desejo sexual. Pesquisadores do Peru já comprovaram esse poder estimulante da planta na libido.

  1. Previne a diabetes

As fibras presentes na maca ajudam a diminuir a velocidade de absorção de glicose pelo corpo e ajudam a evitar a liberação de uma grande quantidade de insulina por vez, hormônio que auxilia no metabolismo dos carboidratos

  1. Ajuda na saúde do coração

O Ômega 3 é o grande responsável por proteger o coração de doenças, como hipertensão arterial. Nesse sentido, a maca é excelente fonte deste nutriente. Além disso, a planta ajuda no controle dos níveis de colesterol, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o bom.

  1. Combate à anemia

Por ser rica em ferro, é excelente também no combate à anemia. A planta tem cerca de 166 mg de ferro a cada 100 g.

  1. Fortalece a imunidade

A maca é uma planta adaptógena, o que significa que ela melhora a saúde adrenal e ajuda o organismo a enfrentar situações adversas. Ela revitaliza, combate à fadiga, fortalece e dá energia e melhora a resistência muscular. Vale lembrar que o teor de proteína da maca é altíssimo, chega a 13% do seu peso, o que explica, em parte, esse efeito estimulante e redutor de cansaço

  1. Combate à osteoporose

Um dado importante: 100 g de leite têm cerca de 100 mg de cálcio. No caso da maca, a cada 100 g há 150 mg deste nutriente. Por isso, ela atua no fortalecimento ósseo, prevenindo doenças como a osteoporose.

  1. Ajuda na menopausa

A maca atua regularizando os níveis hormonais e auxilia no controle dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor. Além disso, não possui efeitos colaterais tão característicos de produtos fabricados para esse fim.

  1. Melhora a fertilidade

O estudo feito pela Universidad Peruana Cayetano Heredia mostrou que homens tiveram um aumento na quantidade de sêmen, após consumirem a planta. Nas mulheres, houve melhora da libido e diminuição dos níveis de estresse. Além disso, há melhora no fluxo sanguíneo corporal, inclusive na zona pélvica.

  1. Produz bem-estar

Ao melhorar a energia, o vigor e ajudar na estabilização do humor, o tubérculo ajuda também a promover uma sensação de bem-estar. A maca também pode ajudar no combate à depressão, ansiedade e perda de memória.

Flávia Guerreiro Ruiz CRF. 45105

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