Clotilde nasce no Parque Ecológico e deixa todos "babando" – Comando VP
Início » Destaque » Clotilde nasce no Parque Ecológico e deixa todos “babando”
????????????????????????????????????

Clotilde nasce no Parque Ecológico e deixa todos “babando”

Clotilde, esse é o nome da mais nova moradora do Parque Ecológico de São Carlos. Com 14 dias de vida o filhote de anta brasileira (Tapirus terrestris) já chama a atenção dos frequentadores do local e dos tratadores que carinhosamente escolherem o nome da filha de Anita e Veraldo.

O Parque Ecológico de São Carlos vem reproduzindo com sucesso esta espécie que é considerada o maior mamífero brasileiro. Sua gestação é muito longa, mais de um ano, o que também dificulta o aumento de sua população na natureza. O filhote nasce com aproximadamente 6 Kg, todo listradinho parecendo uma melancia marrom e branca e mama durante 6 meses. Na idade adulta pode pesar até 250 Kg com mais de 2 metros de cumprimento e mais de 1 de altura.

No mundo todo existem 4 espécies de antas: uma na Ásia (Tapirus indicus), uma nos Andes (Tapirus pinchaque), uma na América Central (Tapirus bairdii) e uma na América do Sul (Tapirus terrestris), no Brasil encontramos o maior número de antas no que ainda resta da Floresta Amazônica e do Pantanal, e em menor número na Mata Atlântica e no Cerrado. Diversos exemplares já saíram do Parque Ecológico de São Carlos para pareamento reprodutivo em outros Zoológicos Brasileiros como São José do Rio Preto/SP, Leme/SP, Itatiba/SP, Ribeirão Preto/SP, Salvador/BA, Sapucaia do Sul/RS, Balneário Camburiú/SC, entre outros.

A comida preferida das antas são frutos como jatobá, goiaba, jenipapo, pequi, marolo, cumbaru, figo, adorando principalmente os coquinhos de jerivá, acuri e buriti. “Essa preferência por frutos faz da anta uma excelente semeadora, sendo chamada de “a jardineira da floresta”, é um animal muito importante para a renovação natural das florestas onde ela vive. O Parque está cumprindo um papel fundamental na conservação, não só com o nascimento em cativeiro, mas também com a devolução de animais dessa espécie para a natureza”, explica Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal.

Clotilde recebe os cuidados e o carinho da tratadora Fabiana Zafalon. “Ela é dócil e fica o dia todo aqui no lago principal do Parque com a mãe, na maioria do tempo deitada aproveitando o sol do inverno”, conta a tratadora.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Classificadão São Carlos