Clotilde nasce no Parque Ecológico e deixa todos "babando" – Comando VP
Início » Destaque » Clotilde nasce no Parque Ecológico e deixa todos “babando”
????????????????????????????????????

Clotilde nasce no Parque Ecológico e deixa todos “babando”

Clotilde, esse é o nome da mais nova moradora do Parque Ecológico de São Carlos. Com 14 dias de vida o filhote de anta brasileira (Tapirus terrestris) já chama a atenção dos frequentadores do local e dos tratadores que carinhosamente escolherem o nome da filha de Anita e Veraldo.

O Parque Ecológico de São Carlos vem reproduzindo com sucesso esta espécie que é considerada o maior mamífero brasileiro. Sua gestação é muito longa, mais de um ano, o que também dificulta o aumento de sua população na natureza. O filhote nasce com aproximadamente 6 Kg, todo listradinho parecendo uma melancia marrom e branca e mama durante 6 meses. Na idade adulta pode pesar até 250 Kg com mais de 2 metros de cumprimento e mais de 1 de altura.

No mundo todo existem 4 espécies de antas: uma na Ásia (Tapirus indicus), uma nos Andes (Tapirus pinchaque), uma na América Central (Tapirus bairdii) e uma na América do Sul (Tapirus terrestris), no Brasil encontramos o maior número de antas no que ainda resta da Floresta Amazônica e do Pantanal, e em menor número na Mata Atlântica e no Cerrado. Diversos exemplares já saíram do Parque Ecológico de São Carlos para pareamento reprodutivo em outros Zoológicos Brasileiros como São José do Rio Preto/SP, Leme/SP, Itatiba/SP, Ribeirão Preto/SP, Salvador/BA, Sapucaia do Sul/RS, Balneário Camburiú/SC, entre outros.

A comida preferida das antas são frutos como jatobá, goiaba, jenipapo, pequi, marolo, cumbaru, figo, adorando principalmente os coquinhos de jerivá, acuri e buriti. “Essa preferência por frutos faz da anta uma excelente semeadora, sendo chamada de “a jardineira da floresta”, é um animal muito importante para a renovação natural das florestas onde ela vive. O Parque está cumprindo um papel fundamental na conservação, não só com o nascimento em cativeiro, mas também com a devolução de animais dessa espécie para a natureza”, explica Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal.

Clotilde recebe os cuidados e o carinho da tratadora Fabiana Zafalon. “Ela é dócil e fica o dia todo aqui no lago principal do Parque com a mãe, na maioria do tempo deitada aproveitando o sol do inverno”, conta a tratadora.

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães