Câmara consegue reunião com Palácio do Planalto para discutir saúde de São Carlos – Comando VP
Início » Destaque » Câmara consegue reunião com Palácio do Planalto para discutir saúde de São Carlos

Câmara consegue reunião com Palácio do Planalto para discutir saúde de São Carlos

Prefeitura e OAB São Carlos também participaram do encontro

 

Autoridades municipais, federais e hospitais públicos de São Carlos realizaram uma reunião online no final da tarde desta sexta-feira (26) para buscar uma solução para a falta de medicamentos e insumos utilizados no tratamento e manutenção da vida dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de São Carlos.

A Câmara de Vereadores provocou a reunião, depois que o presidente, Roselei Françoso (MDB), enviou ofício para o presidente da República, Jair Bolsonaro, e governador de São Paulo, João Dória, relatando a situação dramática do município. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Carlos, por meio da Comissão de Saúde, intermediou a reunião junto ao advogado são-carlense que atua no Governo Federal, Robson Crepaldi.

O encontro, promovido pela Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da Secretaria de Governo da Presidência da República, reuniu os vereadores Roselei e Lucão Fernandes, o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, o diretor de convênios da Prefeitura, Eduardo Moreira, a diretora Regional de Saúde, Sônia Regina Ribeiro, os representantes do Hospital Universitário, Fábio Neves, e Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, e os advogados da OAB São Carlos, Flávia Motta, Rodrigo Zambrano e Rubens Almeida.

A secretária da SEAF, Deborah Macedo Arôxa, disse que o objetivo de sua pasta é auxiliar o município a estreitar a relação com o Ministério da Saúde. “Já montamos um processo, o secretário executivo e a secretária Deborah irão assinar ainda hoje e vamos enviar ao Ministério da Saúde relatando essa situação apresentada pela Câmara”, explicou Daniel Rodrigues da SEAF.

“Somos referência na Saúde para 500 mil pessoas que vivem em cinco cidades da região”, disse Marcos Palermo, “e nessas outras cidades não existe UTI para Covid por isso a Santa Casa é tão importante”, afirmou. Já a diretora Regional da Saúde, Sônia Regina, explicou que ao Estado cabe articular com o Ministério da Saúde as necessidades do município. “Conseguimos empréstimos de três hospitais para que a Santa Casa não interrompesse o atendimento por mais três dias”, detalhou.

O provedor da Santa Casa agradeceu ao esforço das autoridades e fez um apelo para que a solução seja encontrada mais brevemente possível. “Fomos obrigados a suspender a admissão de novos pacientes para não colocar em risco o atendimento dos que estão internados”, destacou. O superintendente do Hospital Universitário, Fábio Neves, lembrou que os medicamentos em falta são fundamentais para manter os pacientes internados vivos. “Estamos numa situação de vida e morte gravíssima”, frisou.

“Agradeço a todos os representantes de Brasília nesta reunião. A união de esforços é fundamental neste momento”, registrou Lucão Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal. Já Roselei Françoso agradeceu a agilidade no agendamento da reunião. “Minha avaliação é que esse encontro foi muito importante porque conseguimos posicionar o governo federal sobre a grave situação da Santa Casa e do município como um todo. Tenho certeza que o Palácio do Planalto irá agilizar nossa demanda junto ao Ministério da Saúde”, destacou.

A SEAF destacou a importância de articulação junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems) e Congresso Nacional de Saúde (Conas) e se colocou à disposição da Prefeitura de São Carlos para intermediar o auxílio junto a outros Ministérios.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.





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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
DEMILLUS
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos