A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, publicou, na noite desta quarta-feira (9/7), um story em seu Instagram com a frase “Vira-latas que eu amo”, acompanhada de uma imagem de seus três cachorros: Resistência, Paris e Esperança. A postagem, em tom de ironia, ocorre após a repercussão de uma declaração polêmica de Janja mais cedo, durante um evento ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durante a cerimônia, jornalistas perguntaram ao presidente Lula sobre o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia sinalizado a intenção de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros — medida que foi confirmada no fim da tarde desta quarta-feira.
Nesse momento, Janja reagiu com a frase: “Cadê meus vira-latas?”, o que gerou interpretações diferentes e levantou críticas nas redes sociais.
Veja publicação:
Reprodução
Após a repercussão, a assessoria da primeira-dama divulgou uma nota afirmando que a fala não foi direcionada aos jornalistas, mas sim a “bolsonaristas que estão traindo os interesses e a soberania do Brasil”.
Trump anuncia tarifa ao Brasil
Mais cedo, Trump afirmou que o Brasil “não tem sido bom” para os
Estados Unidos e anunciou a nova tarifa, que começa a valer em 1º de agosto e será aplicada de forma ampla, sem ligação com medidas setoriais já existentes, como as que atingem o aço e o alumínio brasileiros.
Em abril, o Brasil já havia sido alvo de um tarifaço, com aumento de 10% sobre diversos produtos exportados aos EUA. No texto enviado a Lula, Trump justificou o endurecimento das relações comerciais ao mencionar “ataques insidiosos contra eleições livres” no Brasil.
Ele também retomou críticas ao julgamento do
ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), investigado por tentativa de golpe de Estado em 2022, dizendo que as ações da Justiça preocupam o governo norte-americano.
Fonte: https://www.metropoles.com