Na manhã desta quarta-feira (27), o auditório do Palácio do Comércio “Miguel Damha”, sede da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), foi palco de uma reunião que envolveu comerciantes e as principais forças de segurança e fiscalização da Capital Nacional da Tecnologia.
A pauta do encontro, solicitado pelos comerciantes e articulado pela ACISC através de seu vice-presidente Mozart Pedroso (Paraki Estacionamentos), focou na segurança do comércio, especialmente da Baixada do Mercado Municipal, e nos desafios enfrentados pela região central.
O resultado culminou em um compromisso conjunto entre as forças de segurança, a prefeitura e a ACISC para intensificar ações preventivas e repressivas na região central e nas áreas comerciais, visando um final de ano mais tranquilo e seguro para comerciantes e consumidores.
O Capitão PM Rodrigo Della Nina, Coordenador Operacional da Polícia Militar de São Carlos, destacou que o policiamento será intensificado com ações durante e após o horário comercial, especialmente no período natalino. Ele ressaltou a utilização de recursos como a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), a Atividade Delegada e um reforço do efetivo administrativo. “Vamos cobrir as lacunas identificadas e proporcionar maior segurança aos comerciantes e clientes durante essa época de maior movimento”, afirmou.
O Delegado Seccional da Polícia Civil, Dr. Dejair Rodrigues, elogiou o trabalho da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), que já esclareceu 70% dos furtos na área central. Ele também ressaltou a necessidade de registros de boletins de ocorrência para que a Polícia Civil possa atuar com maior efetividade. “Hoje, contamos com ferramentas como a Delegacia Eletrônica, o que torna o registro mais ágil”, destacou.
Rodolfo Penela, chefe de fiscalização municipal, abordou o combate ao comércio ilegal e a ocupação de imóveis abandonados, que muitas vezes abrigam pessoas em situação de rua e favorecem práticas ilícitas. Ele pediu a colaboração dos comerciantes para denunciar irregularidades por meio da Ouvidoria Municipal, permitindo que ações administrativas sejam tomadas. “O Departamento de Fiscalização, em parceria com a ACISC, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, já realiza trabalhos de fiscalização há vários anos, como em casos de barulho de escapamentos, comércios irregulares e ambulantes. Neste final de ano, promoveremos operações específicas na região central e nos corredores comerciais para coibir o comércio ilegal. Em relação aos imóveis abandonados, já estamos trabalhando com uma legislação mais rígida desenvolvida junto à ACISC e ao Ministério Público. Os comerciantes devem denunciar para que possamos adotar as medidas administrativas necessárias”, explicou.
O secretário-adjunto de Segurança Pública, Paulo César Belonci, mencionou as dificuldades impostas pelas leis atuais. “Atualmente, as forças de segurança ‘prende e os suspeitos são soltos, dificultando bastante o trabalho. Recomendamos que os comerciantes invistam em alarmes, grades e trancas para aumentar a segurança de seus estabelecimentos”, destacou. Ele também afirmou que a Guarda Municipal e o sistema de monitoramento serão direcionados para reforçar a vigilância na área central e enfatizou que os comerciantes precisam registrar o boletim de ocorrência. “Dos 594 furtos registrados na cidade, apenas 09 ocorreram na área central, mas o reforço será essencial para garantir um final de ano mais seguro para todos”, concluiu.
Victor Casale Piovesan, representante dos comerciantes, avaliou a reunião como positiva e reforçou a urgência das medidas discutidas. “Foi bastante proveitosa essa reunião, com a presença de todos os órgãos de segurança e fiscalização. Com o que foi prometido aqui, teremos mais segurança e fiscalização mais efetiva nos imóveis abandonados, que muitas vezes abrigam pessoas em situação de rua e acabam favorecendo delitos. Nosso foco principal são os furtos que vêm acontecendo, principalmente durante a madrugada. Várias lojas têm sido arrombadas, e o reforço no efetivo, tanto de dia quanto à noite, é essencial, assim como uma fiscalização mais rigorosa em relação a ambulantes e moradores em situação de rua que acabam cometendo delitos”, destacou.
A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, avaliou a reunião como positiva e destacou o compromisso das forças de segurança em atender às demandas dos comerciantes. “Foi gratificante perceber o empenho de todos para aumentar o policiamento e garantir mais segurança nos principais corredores comerciais, especialmente durante a extensão do horário no final do ano. Eles perguntaram qual era o tempo que precisa ser após o fechamento e ficou acertado que deverão reforçar em pelo menos uma hora. Vamos estar todos juntos para que a gente tenha um final de ano muito bom para o comércio”, finalizou.
Também participaram do encontro o Diretor da ACISC, Danilo Loretto (Perfumaria Sumirê); o assessor jurídico e o gerente executivo da entidade, respectivamente, Dr. Estevan Muskat e Alexandre Rosa; o subcomandante da Guarda Municipal, Damião Dizarro; e o delegado da DIG, Dr. João Fernando Batista.
Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.