Páscoa: consumo de chocolate precisa ser moderado

Segundo nutricionista do Sistema Hapvida, é preciso ter cuidado com o chocolate ao leite, que tem mais concentração de açúcar e menos cacau

 Com a proximidade da Páscoa é sempre esperado o aumento do consumo de chocolate, seja na versão ovos de Páscoa ou barras.  Apesar de uma projeção de aumento médio no preço dos ovos de 12 a 15%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a mesma associação também estima um aumento de até 5% nas vendas, como reflexo da leve recuperação da economia e fim das restrições de circulação devido ao coronavírus.

 Além do critério econômico e dos custos, outra questão importante que médicos sempre ressaltam é quanto ao consumo equilibrado de chocolate a fim de evitar algumas complicações de saúde, sobretudo em crianças e pessoas com comorbidade associadas.

 Nesta época, uma grande variedade de chocolates invade as lojas, e embora os benefícios do chocolate contra as doenças cardiovasculares sejam comprovados, além de auxiliar na produção de serotonina, o consumo deve ser em pequenas quantidades, explica Igor Oliveira, nutricionista do Sistema Hapvida.

 “O chocolate contém gordura saturada e açúcar que, em excesso, podem trazer efeitos ruins à saúde”, diz.

 O nutricionista reforça que há sempre a possibilidade de se optar por tipos mais saudáveis, como o chocolate amargo, que contém uma quantidade maior de antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam a inibir o acúmulo de LDL no sangue.

 “O mais recomendado é o chocolate amargo, com concentração de 70% ou mais de cacau. O tipo meio amargo, entre 40% e 60% de cacau, deve ser uma opção secundária, porque já contém mais açúcar”, frisa.

 Oliveira explica ainda que é preciso ter cuidado com o chocolate ao leite, que tem maior concentração de açúcar. “O excesso leva ao aumento de peso, pode ocasionar alteração na glicemia e uma piora da diabetes, hipertensão, aumento de oleosidade da pele para pacientes com problemas anteriores, além de problemas estomacais, piorando quadros de gastrite, por exemplo”, completa. Segundo ele, o ideal é que o consumo diário seja moderado e não ultrapasse 30 gramas.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Últimas Notícias

Homem que colocou fogo em casa e matou mulher, fazia juras de amor para a vítima na internet
|
Paulo Vitor Soares de Moura, 64 anos, o qual, segundo…
Homem mata mulher com 12 facadas
|
A mulher de 39 anos, a qual foi esfaqueada na…
Celso Sabino é expulso do União Brasil
|
O União Brasil expulsou, nesta segunda-feira (8), o ministro do Turismo, Celso Sabino.…
Veja quem são os milicianos mais procurados do Rio de Janeiro
|
Após as mortes e prisões de nomes de peso da milícia…
Nova Funerária divulga notas de falecimento
|
A Senhora: Nadir Silveira Faleceu dia 08/12/25 às 08:48 horas…
Engenheiro causa acidente, filha de 7 anos e vendedor de suco morrem
|
Um homem e uma criança morreram no domingo, 07-12-2025, 07-12-2025,…

Siga nossas redes

Fonte de dados meteorológicos: Wetter vorhersage 30 tage

De qual ideologia política você se considera?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

Siga nossas redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *