Início » Região » Bairros de Ibaté recebem Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti; ação continua percorrendo a cidade

Bairros de Ibaté recebem Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti; ação continua percorrendo a cidade

Equipes da Prefeitura de Ibaté realizaram no último sábado, dia 19 de março, um Mutirão de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue e outras doenças que podem levar à morte.
Durante todo o dia de sábado, o mutirão percorreu os bairros Jardim Primavera, Residencial José Giro e Jardim Cruzado 2, onde, segundo levantamento, os locais têm apresentado alto índice de foco transmissor do mosquito. Para se ter ideia, 80% dos casos positivos concentram-se nesta região.
O responsável pelo setor de serviços da Prefeitura, engenheiro Everaldo Trevisan, ressaltou que caminhões e máquinas recolheram entulhos e materiais descartados pela população.
Na ocasião, as equipes da Saúde entregaram folhetos com orientações de prevenção da proliferação do Aedes Aegypti e realizaram visitas no interior das residências. “Foi uma importante mobilização realizada em conjunto e o resultado foi bastante satisfatório”, destacou.
Ao todo, foram recolhidas 24 viagens de materiais inservíveis, entre eles, pneus, sofás e outros móveis velhos. “Enfatizamos que, assim como a Covid-19, a Dengue também é uma doença grave que pode levar o paciente à óbito. Diante disso, temos que trabalhar juntos para deixar a nossa cidade livre dessas doenças”, destacou a secretária municipal de Saúde, Elaine Sartorelli Breanza.
A secretária de Saúde lembra que, além de conscientizar sobre os riscos da doença. o objetivo do mutirão é orientar para que a população mantenha sua casa limpa e tome medidas simples que evitam a propagação da dengue. “Com as altas temperaturas e chuvas, as pessoas precisam entender que essa situação ajuda muito que larvas do mosquito Aedes Aegypti se proliferarem”, alertou.
Hewerton Henrique Costa Clement, supervisor de Controle de Vetores, relata a prefeitura vai continuar realizando a limpeza durante toda a semana, percorrendo os bairros que faltaram. “Os funcionários da prefeitura passarão com caminhões e maquinários, recolhendo objetos descartados pela população. Ressaltamos que não será permitido o descarte de entulhos, os quais devem ser depositados nas caçambas que já são disponibilizadas pela prefeitura”, afirmou.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Salezzi Fiorani, ressalta que Ibaté já confirmou 40 casos de dengue, nesse início de ano. “O número é significativo em relação aos anos anteriores. O transmissor da dengue precisa de água parada para se proliferar e o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos, porém, é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, pois os ovos do mosquito sobrevivem por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver”, alertou ela.
Paula enfatiza que a população não pode descuidar e precisa fazer a limpeza semanal de quintais, não deixando água parada, evitando locais que podem se tornar criadouros do mosquito. “Contamos com a colaboração de todos os munícipes”, ressaltou.
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é necessário manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; não deixar água da chuva acumular sobre a laje; encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; guardar pneus velhos, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lavar com frequência, com água e sabão, os recipientes usados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

Compartilhar

Seu comentário é de sua inteira responsabilidade. Não reflete nossa opinião.

Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com




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
ARE YOU READY? GET IT NOW!
Increase more than 500% of Email Subscribers!
Your Information will never be shared with any third party.
Curta nossa Fan Page
Visite nosso site!
Visite nosso site!
Casa de Carne Milaré
STUDIOK
Jantar Dia das Mães
Imobiliária Cardinali 
 - Informe publicitário
Fechar
Classificadão São Carlos
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvMEttZWZFRTU0UUE/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvUmMyZDRUUm56LWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+
PGlmcmFtZSB3aWR0aD0iMTAwJSIgaGVpZ2h0PSIxMDAlIiBzdHlsZT0id2lkdGg6MTAwJTtoZWlnaHQ6MTAwJTsiIHNyYz0iaHR0cHM6Ly93d3cueW91dHViZS5jb20vZW1iZWQvcU5SV1Z0R081aWs/cmVsPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW4+PC9pZnJhbWU+